Dois visitantes de chapéu observam páginas originais emolduradas da HQ A Viola Encarnada, expostas na mostra Nos Braços do Violeiro em Bragança Paulista.
Foto: Divulgação/EBF Comunicação

A exposição ‘Nos Braços do Violeiro’, do artista visual e músico Yuri Garfunkel, está em cartaz no Centro Cultural Francisco Assis Pimenta, em Bragança Paulista, como parte da programação do Cantos do Jaguari Festival. A visitação é gratuita e ocorre aos sábados, sempre às 17h, até o dia 25 de outubro.

A mostra reúne páginas originais da HQ ‘A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos’, romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira. Além dos desenhos, o público pode conferir rascunhos, pastas de originais e quadros. A curadoria é assinada pelo art advisor João Carlos Villela.

Abertura e programação

A abertura ocorreu em 6 de setembro com a Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, anfitriã do espaço e idealizadora do festival, seguida de apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo. O escritor Adriano de Almeida conduziu uma roda de conversa sobre literatura e cultura caipira.

“Foi um privilégio acompanhar a Orquestra de Violeiros do Rio Jaguari, marcando uma verdadeira celebração desse amor pela cultura caipira. Interessante também o bate-papo com o Adriano de Almeida que fez uma ponte entre a cultura popular com a cultura erudita clássica”, destacou Garfunkel.

A programação segue quinzenalmente até o fim do festival, com apresentações musicais, bate-papos e exibição de curtas:

  • 20/09 – Apresentação de Rafael Schimidt
  • 04/10 – Exibição do curta-documentário Vem Com o Tempo – Tradição e Fé da Região Bragantina e homenagem à professora Neide Rodrigues Gomes
  • 18/10 – Shows de Rike Viola & Agatha Pinheiro e Flor do Chitão
  • 25/10 – Curta Geada 1975 e apresentações de Júlio Santin e Beraldo

[tdj-leia-tambem]

Da HQ para a circulação cultural

Publicada em 2019 com apoio do ProAC, a HQ ‘A Viola Encarnada’ foi indicada ao Prêmio HQ Mix 2020. Em 2024, ganhou nova edição pela Z Edições, com QR Codes que permitem ouvir as músicas citadas no livro.

Entre 2024 e 2025, a exposição circulou por seis cidades do Estado de São Paulo, incluindo São José dos Campos, Campinas, Botucatu e São Luiz do Paraitinga, além da capital.

“O interessante da montagem no Cantos do Jaguari Festival é poder trazer a exposição para esse centro cultural que promove encontros diversos e é um espaço de estudo da cultura popular e caipira. É uma grande satisfação participar do Festival”, afirmou Garfunkel, que hoje vive na região.

Homenagem a Inezita Barroso e acessibilidade

A mostra reserva ainda um espaço para homenagear Inezita Barroso, que em 2025 teria completado 100 anos. Obras criadas em residência artística ao lado de Camilo Solano e Bárbara Ipê integram a homenagem.

Além disso, a exposição conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição e textos em braile, permitindo que o público tenha acesso não apenas às artes, mas também às músicas que compõem a narrativa.

“Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira. A intenção em cada cidade é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais”, explicou o curador João Carlos Villela.

Serviço

Exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ – Cantos do Jaguari Festival

  • Quando: sábados, às 17h, até 25/10
  • Onde: Centro Cultural Francisco Assis Pimenta – Rua Artur Bernardes, 268, Vila Municipal – Bragança Paulista/SP
  • Informações: @yurisopa | @violeirosdoriojaguari2023

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4