Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, coentro, as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e vários legumes.

Além disso, supervisionados por profissionais da Gestão de Meio Ambiente e Educação, eles fizeram anotações sobre textura, cor, aroma e aprenderam sobre o que é plantado na horta. Os alunos ainda recolheram legumes, PANCs e verduras para terminar a análise na escola também. O espaço no Fazenda Grande faz parte do programa Horta Urbana e a permissionária é a dona Célia Fernandes Micheloti.

“Na nossa escola temos o projeto de horta com o objetivo educativo. Para que aprendam sobre plantio, nascimento e crescimento das plantas. Então vir à horta comunitária é entender, na prática, tudo o que eles têm na escola. Quando as crianças têm contato com a terra, elas adquirem, além do conhecimento, todo o cuidado e o carinho com o meio ambiente”, disse Ana Perez, coordenadora da EMEB.

[tdj-leia-tambem]

Oportunidade de aprendizado

O Jhonatan Vinicius Gonçalves, de 8 anos, ficou empolgado com a horta. “Foi muito legal conhecer a horta e aprender como nascem os legumes e as verduras”. Ele colheu pela primeira vez uma mandioca.

“Como a gente faz o trabalho com horta na escola, é uma ótima oportunidade pra eles terem ainda mais contato com os alimentos, com a terra e com a natureza. Eles nunca vão esquecer dessa riqueza que foi o aprendizado ao ar livre”, comentou a professora da turma, Fabiane Silvia Vicente Idalgo.

De acordo com a coordenadora do programa Hortas Urbanas, Rita Stringari De Francesco, a ideia é que as crianças saibam que, no bairro onde elas moram, tem uma horta com alimentos orgânicos que elas podem frequentar com os pais. “E gostaria de reforçar a importância da Horta Urbana como uma continuidade da horta na escola, no sentido de que tudo o que se aprende na escola, a família também terá a oportunidade na Horta Urbana”, reforçou.