
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí iniciou nesta quarta-feira (26) as atividades do programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil. A ação começou pela Emeb Ivo de Bona, do Residencial Almerinda Chaves.
Com foco nos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, o programa mede o peso e altura das crianças – uma agora e outra no final do ano. O objetivo é identificar casos com necessidade de encaminhamentos para acompanhamento dos serviços das Unidades de Gestão de Saúde e de Esporte e Lazer. As coordenadoras também explicam em sala de aula de forma interativa sobre a importância da alimentação, prática de esportes, do sono e de hábitos, no crescimento saudável.
“Pelo eixo da qualidade do ensino do programa Escola Inovadora, entendemos os nossos meninos e meninas enquanto seres humanos, e que precisam ser cuidados em todos os âmbitos de sua existência. Crescer de forma saudável e adequada faz parte dessa premissa e é nesse sentido que atua o enfrentamento ao sobrepeso, uma realidade global, mas cujos efeitos queremos diminuir em nosso Município”, comentou a gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques.

Como explicam as coordenadoras dos professores de Educação Física da UGE, Fanny Hadad e Luciana Nagashima, o programa surgiu em 2017, em parceria com a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O projeto precisou parar durante a pandemia, e retomado em 2022. Nesta época, a iniciativa atendeu cerca de mil crianças, das Emebs Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas), Aparecido Garcia (Jardim Martins) e Janet Prado (vila Maringá). Nessas unidades, identificaram valores inferiores, porém próximos, dos percentuais de sobrepeso indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em crianças. Assim, o trabalho reduziu ainda mais esses índices.
[tdj-leia-tambem]
Ampliação do projeto
Agora, o impacto da iniciativa dobrará, chegando a duas mil crianças. Esse ano, o projeto também acontecerá nas Emebs Ivo de Bona e na Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago).
Para Arthur Morasutti (8), “esta é uma atividade para se ter uma vida mais saudável”. Ao ver o resultado da sua altura, teve uma feliz surpresa: agora ele mede 1,43m. “Cresci dois centímetros desde a última vez em que medi, quando fui ao hospital. Acho que cresci pois dormi bastante e como bem. Agora mesmo, acabei de comer arroz com frango”, comentou o aluno do 3º ano. Arthur contou que vai a pé para escola quase todos os dias.


Além disso, Larissa dos Santos (9), também se surpreendeu com a sua altura: 1,40m. “Acho que sou uma criança saudável, pois eu cresci. Antes eu era pequeninha, agora sou grande. E só cresce quem é saudável, toma água e pratica esportes. E eu como brócolis, milho, manga e morango, e faço Educação Física”.
Além da atividade nas escolas, o programa conta ainda com o “Mexam-se”, dia de atividades temáticas no Mundo das Crianças para os alunos envolvidos. Para 2023, a gestão prevê três edições, em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O primeiro deve acontecer no dia 27 de maio.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		