Foto de um iPhone branco.

Todo mundo já deve ter passado por uma situação similar: estava falando de um produto ou serviço e ele apareceu no anúncio do meu celular. Será que os microfones dos smartphones são usados para ouvir tudo o que você diz com o objetivo de servir anúncios?

Essa crença é bastante comum, e uma pesquisa da Consumer Reports, organização dedicada à defesa do consumidor mostra que cerca de 43% dos americanos que possuem um smartphone acreditam que os dispositivos estão sendo usados para gravação não-autorizada de conversas. No entanto, que nenhum estudo (e já houve vários) conseguiu provar esta crença.

Em um desses testes, realizado entre 2017 e 2018, pesquisadores da Northeastern University, liderado pelo professor de ciência da computação David Choffnes, analisaram 17 mil dos aplicativos para Android, mas não conseguiram encontrar nenhum caso em que o microfone tenha sido ativado e transmitido dados de voz.

Outro experimento, desta vez focado apenas nos maiores aplicativos, como Instagram, Facebook, Google, Chrome e Amazon, realizado pela empresa de segurança Wandera, teve o mesmo resultado.

Tudo indica, portanto, que trata-se de uma teoria da conspiração. Choffnes indica que a coleta massiva de dados de voz e o processamento desta informação dependeria de um salto no poder computacional dessas plataformas, tornando a operação menos viável.

O pesquisador também aponta que esse tipo de monitoramento pode ser mais interessante para casos específicos, geralmente em ações de ciberespionagem direcionadas para personalidades de alto escalão, e não para nós, usuários comuns.

Mas como esses anúncios aparecem? O fato é que existem outros métodos de monitoramento aos quais estamos sujeitos na internet, que são capazes de coletar nossas preferências.

Como, por exemplo, Google e Facebook monitoram basicamente tudo o que você acessa na internet graças a ferramentas incorporadas ao site e aplicativos que você utiliza. Além disso, sua localização pode ser facilmente deduzida pelo GPS do seu dispositivo.

LEIA TAMBÉM:

Você enxerga este tênis cinza com verde ou rosa com branco? Especialista explica

eSIM promete mudar sua vida no celular

Choffnes ainda ressaltou em seu estudo que 9 mil aplicativos estavam capturando a tela dos celulares e transmitindo a informação para outras empresas, o que pode revelar informações privativas, como endereço, número de cartão de crédito e outros dados sigilosos.

Então, se você viu um anúncio de um tênis sobre o qual você estava conversando com um amigo, que você em algum momento tenha procurado na rede, provavelmente ele aparecerá em forma de anúncio pra você.

Fonte: Olhar Digital