Qual a diferença entre capim-limão e capim-santo?

Capim-limão, capim-santo, capim-cidreira… são tantos “capins” que gera até uma confusão para saber qual é qual. A verdade é que não existe nenhuma diferença entre eles, todos designam a mesma planta, cujo nome científico é Cymbopogon citratus.

Outros sinônimos que você já pode ter ouvido são: erva-príncipe, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-cheiroso e capim-marinho.

O capim-limão é uma planta de porte herbáceo, nativa das regiões tropicais da Ásia, por isso se adapta tão bem ao nosso país, assim como em outros países de clima tropical.

Quem já viu de perto, sabe que é uma planta muito aromática e bastante utilizada para a produção de chás.

Características

Trata-se de uma planta perene que pode crescer até 1,5 metros de altura. O seu caule é curto e são as suas folhas que dão o comprimento ao capim-limão. Elas se formam em touceiras e possuem margens cortantes, são ásperas, estreitas e sua coloração é verde clara.

Cultivo

O capim-limão adapta-se muito bem a diversas condições climáticas e de solo, mas o ideal é que seja cultivado em sol pleno, podendo ser plantado em canteiros, vasos ou jardineiras.

Benefícios para a saúde

Foto: HeikeRau/Canva

Bastante usado como chá, o capim-limão é consumido para aliviar cólicas abdominais e intestinais, nervosismo, estresse e insônia.

Além disso, ele também possui ação anti-inflamatória e analgésica, auxilia na digestão, no alívio de sintomas da gripe e na diminuição de inchaço por conta da retenção de líquido.