urna-eletronica-alunos-da-emeb-cleo-nogueira_jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Crianças da EMEB Professora Cléo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte, participaram de uma proposta cívica e pedagógica, aproveitando a semana de eleições e o fato de a unidade ser Colégio Eleitoral.

As crianças elegeram o ajudante da classe e o nome do mascote do grupo, em um processo que contou com mesários e até mesmo com uma urna eletrônica montada a partir de um tablet.

Alice de Souza, 5 anos, escreveu seu próprio nome, foi até a mesa em que estavam os colegas mesários e confirmou sua presença. Na sequência, verificou o cartaz com os nomes e fotos dos candidatos.

Feita a escolha, foi até a urna, digitou o número, conferiu os dados e confirmou o seu voto no ajudante do dia. “Foi maravilhoso”, comentou com um largo sorriso. “É muito bom escolher as coisas assim”. Bianca Nicola, de 6 anos, também aprovou. “Eu aprendi a colocar o número e escolhi a minha amiga para ser a ajudante de hoje. Foi muito legal participar”.

Responsável pela confecção da urna, a professora Débora Janaina Valentim teve o objetivo de construir aprendizagens, utilizando a tecnologia, uma proposta do Programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Ao longo da semana, as crianças também participaram de rodas de conversas sobre essa ação de cidadania e utilizaram cédula de papel. “Além de aprenderem a relação do nome com o número, eles tiveram contato com a tecnologia, inserção importante na Educação Infantil. Ao trazer a realidade para dentro da sala de aula, as crianças também tiveram uma rica experiência. No futuro, eles serão eleitores e é fundamental que conheçam o processo para votarem com responsabilidade”, ressaltou a professora.

“Escola viva é isso: traz o cotidiano para dentro dos muros, construindo de fato aprendizagens significativas e sem qualquer tipo de ideologia. As crianças aprenderam com o lúdico a importância de uma eleição e de exercer a cidadania pelo voto. Eles demonstraram muita espontaneidade e alegria, servindo de exemplo”, acrescentou a diretora da EMEB, Lisandra de Oliveira Santos.

urna-eletronica-alunos-da-emeb-cleo-nogueira_jundiai1-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]