
Jundiaí mantém o ritmo de expansão populacional e fortalece sua posição como um dos principais polos de desenvolvimento do interior paulista. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade apresentou taxa de crescimento de 0,59% em 2025, em relação ao ano anterior.
O índice supera tanto a média nacional, de 0,39%, quanto a estadual, de 0,24%. Com isso, a população estimada passou de 460.313 habitantes em 2024 para 463.039 em 2025.
Cidade atrai novos moradores e investimentos
O desempenho coloca Jundiaí em destaque no cenário regional e estadual. Assim, a expansão pode ser resultado de fatores como localização estratégica entre São Paulo e Campinas, oferta de infraestrutura social de qualidade, de imóveis a preços acessíveis e em bairros bem estruturados que atraem principalmente o paulistano em busca de espaços mais calmos.
Além disso, de acordo com o Economista e professor Everton Araújo, Jundiaí está no mapa nacional do emprego e é um ambiente fértil pra empreender. O especialista ressalta a cidade como um local com boa qualidade de vida e cheia de oportunidades de trabalho.
Esses elementos tornam o município atrativo para novos moradores e investimentos em diferentes setores.
No entanto, o professor ressalta: “A cidade precisa crescer bem planejada como está para criar ecossistemas para o setor privado oferecer serviços de qualidade. Sem demanda efetiva não há ambiente para empreender”.
[tdj-leia-tambem]