Pessoas sendo orientadas sobre a Febre Amarela
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí intensifica a campanha contra a Febre Amarela neste sábado (12), com uma ação de vacinação casa a casa em áreas rurais. Das 8h às 16h, equipes da Vigilância Epidemiológica percorrerão os bairros Ivoturucaia, Marajoara, Rio Acima e Champirra para aplicar o imunizante e orientar a população sobre a doença.

A iniciativa tem como objetivo prevenir a circulação do vírus no município, após a confirmação de um caso em macaco na cidade vizinha de Louveira.

“É importante que a população esteja vacinada, porque a Febre Amarela é grave. Estamos agindo intensamente com essa ação extramuros em regiões com maior risco de transmissão para prevenir que a doença chegue na cidade”, alerta a enfermeira Carolina de Azevedo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Ação preventiva nas áreas rurais

As equipes estarão devidamente identificadas e acompanhadas por veículos oficiais. Além de aplicar as doses, os profissionais farão a verificação das carteirinhas de vacinação e esclarecerão dúvidas dos moradores.

Durante a semana, a vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, nos horários de atendimento das salas de vacinação. “Quem tiver dúvida se recebeu a vacina, deve procurar o serviço de saúde, com a carteirinha, para a equipe verificar”, orienta Carolina.

Esquema vacinal

  • A partir de 5 anos: dose única.
  • Crianças de 9 meses a 4 anos: duas doses — aos 9 meses e aos 4 anos de idade.
  • Em áreas rurais: vacinação a partir de 6 meses de idade, devido ao risco aumentado.

Entenda a transmissão

A Febre Amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, com dois ciclos de transmissão:

  • Silvestre: envolve mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, com hábitos predominantemente em matas.
  • Urbano: ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

Importante destacar que os macacos não transmitem a Febre Amarela — eles apenas indicam a presença do vírus no ambiente, funcionando como sentinelas para a vigilância epidemiológica.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]