Mosquito da dengue
Foto: Canva

O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos prováveis e confirmados de dengue em 2024, conforme divulgado pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29).

Nas primeiras oito semanas deste ano, foram registrados 1.017.278 casos, representando um aumento significativo em comparação com os 207.475 casos no mesmo período do ano anterior.

Neste ano, já foram confirmadas 214 mortes por dengue desde janeiro, enquanto 687 ainda estão em fase de investigação. No mesmo período de 2023, foram registrados 149 óbitos.

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou a preocupação com o início precoce e rápido aumento dos casos de dengue este ano. Em uma recente entrevista ao g1, Kleber Luz, infectologista e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Opas para a elaboração de diretrizes estratégicas de prevenção e controle de arboviroses, também analisou a tendência dos casos em 2024.

Luz afirmou: “A curva está tendo uma inclinação muito positiva desde o início do ano, e isso é ruim. O gráfico deveria subir mais lentamente, e não é isso que estamos vendo. A expectativa é que a gente bata todos os recordes de dengue em 2024, já que a largada começou com alta velocidade.”

Devido ao aumento de casos, seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal declararam estado de emergência em saúde pública devido à dengue. Para conter a propagação da doença, o Ministério da Saúde anunciou a implementação de um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado, 2 de março.