Veículos de imprensa podem ser responsabilizados por declarações de entrevistados
Connect with us

Brasil

Veículos de imprensa podem ser responsabilizados por declarações de entrevistados

O STF decidiu que a punição se dará em casos de “indícios concretos de falsidade” ou se o veículo deixou de observar o “dever de cuidado” na verificação e divulgação dos indícios.

Published

on

Atualizado há

Jornalista
Foto: Canva Pro

Nesta quarta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu critérios para responsabilizar veículos de imprensa por declarações de entrevistados que falsamente atribuem crimes a terceiros.

O STF fixou a tese a partir de um pedido de indenização do ex-deputado Ricardo Zarattini Filho – que já morreu – contra o jornal Diário de Pernambuco, por uma entrevista publicada em 1995. Agora, o caso servirá de parâmetro para casos semelhantes.

De acordo com a proposta, a proteção à liberdade de imprensa veda a censura prévia, mas permite a responsabilidade posterior dos veículos de imprensa por publicações de “informações comprovadamente injuriosas, difamantes, caluniosas, mentirosas”. Os veículos podem remover esses conteúdos — trecho sugerido pelo ministro Cristiano Zanin e aprovado pelos demais ministros.

Em casos de veículos que publicarem uma declaração de entrevistado que imputa falsamente a prática de crime por terceiro, a Justiça poderá responsabilizar a empresa em dois cenários:

  • Se “houver indícios concretos de falsidade da imputação” na época da publicação;
  • Se o veículo “deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios”.

Ricardo Zarattini x Diário de Pernambuco

Em 1995, o Diário de Pernambuco divulgou uma entrevista com o delegado Wandenkolk Wanderley – também já morto. A entrevista acusava Ricardo Zarattini Filho de participar do atentado a bomba no Aeroporto dos Guararapes, em Recife, em 1966, durante a ditadura militar.

De acordo com a defesa de Zarattini Filho, a acusação não era verdadeira. Assim, cobrou indenização do veículo. O STJ julgou o pedido e subiu ao Supremo por um recurso do Diário de Pernambuco. Nove ministros mantiveram a condenação do jornal em julgamento iniciado em 2020 e concluído em agosto passado, mas a Corte não chegou a formar uma tese por divergências entre os magistrados.

Nesta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes sugeriu uma proposta, acatada pelos demais integrantes da Corte. Moraes foi um dos votos pela condenação do jornal.

“Esse dever de cuidado que o ministro [Moraes] cita na tese é na verdade o fato de você ouvir o outro lado, dar espaço para o contraditório na medida em que o seu entrevistado impute o que posteriormente for chamado de falso crime, calúnia, injúria e difamação”, disse Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.

Brasil

Prêmio Ciência & Mulher abre inscrições para alunas de ensino médio e superior

O prêmio, criado em 2019, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras e incentivar meninas a se interessarem pelas carreiras científicas.

Published

on

Prêmio Ciência e Mulher abre inscrições
Foto: Divulgação/USP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com as inscrições abertas para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. O prêmio, criado em 2019, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras destacadas e incentivar as meninas a se interessarem pelas carreiras científicas.   Desde sua criação, o prêmio Ciência &…

Continue Reading

Brasil

Escritores de Jundiaí e Campo Limpo Paulista estarão na Bienal do Livro 2024

Realizado de 6 a 15 de setembro, a Bienal do Livro (2024) é um dos maiores eventos da América Latina

Published

on

Bienal do Livro 2024
Foto: Reprodução/Bienal do Livro 2024

A 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo está se aproximando, e entre os diversos autores que marcarão presença, escritores de Jundiaí e Campo Limpo Paulista, se destacam. Realizado de 6 a 15 de setembro, a Bienal do Livro 2024 é um dos maiores eventos da América Latina. Representantes de Jundiaí na Bienal do Livro 2024 Jefferson Veloso Ribeiro,…

Continue Reading

Brasil

Cidades do interior de São Paulo enfrentam seca extrema

Além de Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, outras regiões do interior paulista, como Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto, também estão sofrendo com a falta de chuvas

Published

on

Queimadas, que também causam seca extrema
Foto: Divulgação/CPFL

As cidades de Jundiaí e Campo Limpo Paulista, localizadas no interior de São Paulo, estão enfrentando uma seca extrema, que faz parte de um dos piores períodos de estiagem registrados no estado. A situação em Jundiaí e nos municípios vizinhos, como Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista, é particularmente crítica, com o Centro Nacional de Monitoramento de…

Continue Reading

Brasil

Arena Freestyle 2024: Campinas sedia etapa decisiva neste sábado (31)

A partir das 19h30, o Arena Freestyle 2024 promete reunir alguns dos melhores pilotos de motocross freestyle do Brasil e do mundo, no Parque Ecológico da cidade

Published

on

Arena Freestyle 2024
Foto: Divulgação

Neste sábado (31), a cidade de Campinas será o palco de mais uma etapa do Arena Freestyle 2024. A partir das 19h30, o evento promete reunir alguns dos melhores pilotos de motocross freestyle do Brasil e do mundo em uma competição acirrada no Parque Ecológico da cidade. Com uma estrutura especialmente montada para o evento, a expectativa é de uma…

Continue Reading

Brasil

Brasil terá onda de calor extremo em setembro com temperaturas acima de 40ºC

Com a chegada dessa onda de calor, a umidade do ar em várias regiões poderá atingir níveis críticos, abaixo de 12%, especialmente no interior de São Paulo

Published

on

Termômetro marcando onda de calor acima de 40ºC
Foto: Canva

O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor em setembro, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC em diversas regiões, especialmente no Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, essa nova massa de ar quente e seco começará a se estabelecer a partir de segunda-feira, dia 2, marcando o início de um período prolongado de calor que poderá durar até…

Continue Reading
Advertisement