
O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º de maio), trouxe um merecido descanso para muitos. Mas atenção: o próximo feriado nacional – a Independência do Brasil – só acontece em 7 de setembro, daqui a quatro meses.
Mas nem tudo está perdido! Uma folga extra pode surgir no dia 30 de maio, quinta-feira, com o Corpus Christi. Apesar de não ser feriado nacional, muitas empresas concedem ponto facultativo neste dia.
2024: ano de poucos “feriadões”
O ano de 2024 se destaca pela escassez de feriados prolongados. Dos 10 feriados nacionais, apenas três permitem emendar a folga: Dia de Confraternização Nacional (1º de janeiro), Paixão de Cristo (29 de março) e o Dia do Trabalho (1º de maio).
A próxima “folga nacional” que pode emendar com um fim de semana só acontecerá em novembro, com a Proclamação da República.
Calendário de feriados e pontos facultativos em 2024
Para te ajudar a se organizar, confira abaixo o calendário completo com os próximos feriados e pontos facultativos em 2024. (Nesta lista, incluímos os feriados municipais e estaduais):
- 30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)
- 9 de julho: Revolução Constitucionalista (feriado estadual)
- 15 de agosto: Dia da Padroeira de Jundiaí (feriado municipal)
- 7 de setembro: Independência do Brasil
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro: Finados
- 15 de novembro: Proclamação da República
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro: Natal
Dia da Consciência Negra como feriado nacional
Uma ótima notícia para 2024: o Congresso aprovou e o presidente Lula sancionou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional. Antes, a data dependia de lei municipal ou estadual para ser considerada feriado.
[tdj-leia-tambem]