Foto: Divulgação/Susepe
Foto: Divulgação/Susepe

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há dias provocaram a inundação de unidades prisionais no estado, levando à transferência de mais de mil detentos. A informação é da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e pela Polícia Penal.

De acordo com o anúncio, na última sexta-feira (3), a Penitenciária Estadual do Jacuí tranferiu 1.057 presos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. A medida foi necessária devido à elevação do nível do rio Jacuí, que inundou as instalações da unidade.

O superintendente dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, Mateus Schwartz, esclareceu que as inundações afetaram três das sete unidades prisionais de Charqueadas. No total, o complexo prisional abriga 6 mil detentos.

Além disso, Schwartz enfatizou que não ocorreu nenhuma soltura de presos do regime fechado em decorrência das enchentes. As penitenciárias também não registraram intercorrências durante a operação de transferência.

Como medida de precaução, a Justiça autorizou a transferência de presos do regime semiaberto do Instituto Penal de Charqueadas para prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. A medida, válida por 20 dias, abrange detentos da unidade também afetada pelas inundações.

Os presos beneficiados pela medida têm cinco dias para se apresentar à instalação do equipamento. Caso não compareçam, a Justiça os considerará foragidos, de acordo com Schwartz. O retorno dos detentos à penitenciária está previsto para o dia 23 de maio.

[tdj-leia-tambem]