
A Uber introduziu uma nova opção no seu aplicativo, chamada de “função adolescente”, que oferece aos pais a possibilidade de acompanhar em tempo real as viagens de seus filhos, proporcionando recursos adicionais de segurança na plataforma.
Como funciona
Os adolescentes, mesmo sendo menores de idade, podem baixar o aplicativo e solicitar viagens de forma independente. Importante destacar que não é permitido desativar qualquer recurso de segurança, garantindo assim uma alternativa de mobilidade com autonomia, mas sob a supervisão dos responsáveis.
Esta funcionalidade está disponível para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos e pode ser compartilhada com familiares autorizados. Atualmente, a opção já está em operação em diversas cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos, Vitória, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos. Além disso, a função também está disponível nos Estados Unidos e no Canadá.
A cada solicitação de viagem feita pelo adolescente, os responsáveis recebem atualizações em tempo real, permitindo que acompanhem a corrida desde o embarque até o desembarque. Além disso, têm a possibilidade de entrar em contato com o motorista, se necessário.
Os adolescentes contam com os recursos de segurança do aplicativo, incluindo a confirmação da viagem por código (U-Código) e a gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre outras funcionalidades.
Essa iniciativa surgiu após uma pesquisa nos Estados Unidos, onde metade dos responsáveis por adolescentes relataram ter enfrentado dilemas entre levar os filhos a algum lugar e cumprir compromissos profissionais. Adicionalmente, 40% dos jovens indicaram que já deixaram de participar de eventos ou atividades devido à falta de opções de mobilidade.
Recursos no aplicativo
- U-Acompanha: fornece atualizações em tempo real para os pais, incluindo informações sobre o motorista parceiro e o veículo, permitindo o acompanhamento ao vivo da viagem.
- U-Áudio: possibilita a gravação criptografada de áudio das viagens pelo próprio adolescente.
- U-Código: exige que o adolescente forneça um código exclusivo ao motorista antes do início da viagem, garantindo uma camada adicional de proteção.
- U-Ajuda: utiliza sensores e dados de GPS para detectar mudanças de rota ou paradas inesperadas, oferecendo recursos adicionais para pedir ajuda no aplicativo.
Vale ressaltar que nenhuma parte, incluindo motorista, adolescente, responsáveis ou a Uber tem acesso à gravação, a menos que abra um tíquete relacionado à segurança, anexando o arquivo de áudio como evidência. Nesse caso, a equipe de suporte da Uber, que possui a chave de criptografia, poderá acessar a gravação.