
O calor já chegou mas, oficialmente, o verão começa nesta sexta-feira (22). E de acordo com o site Climatempo, a estação terá clima abafado em todas as regiões do país. A estação mais quente do ano começa exatamente às 00h27 desta sexta-feira e se estende até 20 de março de 2024, às 00h06.
De acordo com os meteorologistas, devido à influência do El Niño, este verão terá chuvas acima da média em boa parte dos estados do Sudeste. Mas, ainda assim, teremos ondas de calor, como as registradas nos últimos meses.
Como será este verão?
Para este verão, os meteorologistas destacam alguns pontos do que devemos observar ao longo da estação nas diferentes regiões do país:
As ondas de calor vão continuar, apesar de todo o país ter previsão de tempo abafado, podem enfrentar novas ondas de calor em janeiro no Sudeste e na região central do Brasil. Já no Oeste e Sul, as condições mais favoráveis para esse fenômeno devem acontecer entre janeiro e fevereiro.
No litoral do Sudeste, o calor deve ser mais intenso e constante do que em verões anteriores, com destaque para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, as chuvas devem ser mais pontuais.
Os meteorologistas também explicam que o El Niño será fundamental para as altas temperaturas e no padrão de chuvas no verão, assim como observado nos últimos meses. Devemos observar o pico deste fenômeno já entre dezembro e janeiro. Dessa forma, as temperaturas devem ficar acima da média nesse período. Por conta do El Niño, a previsão é que o verão seja bastante quente e com chuvas intensas.
[tdj-leia-tambem]