
Nesta segunda-feira (29), o empresário Elon Musk anunciou o primeiro implante de chip cerebral em paciente humano através de sua empresa, “Neuralink”. O procedimento aconteceu no domingo (28).
A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) autorizou os estudos com implantes cerebrais em humanos em maio de 2023. Assim, quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.
No “X” (antigo Twitter), Elon Musk divulgou que o primeiro produto da Neuralink se chama “Telepathy” (Telepatia). De acordo com o bilionário, o dispositivo permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos – como computadores e celulares – apenas com o pensamento.
Musk ainda destacou que os primeiros usuários do Telepathy serão pessoas que perderam mobilidade de membros, como mãos e braços. Quando a Neuralink abriu as inscrições para voluntários, o recrutamento focava em pessoas com paralisia por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
“Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou o empresário.
Implante cerebral instalado por robô
O empresário disse ainda que o paciente que recebeu o primeiro implante se recupera bem. Além disso, destacou que os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios. O estudo da Neuralink usa um robô para introduzir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC), através de uma cirurgia. Dessa forma, o robô instala o dispositivo em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.
Na primeira fase de teste, a Neuralink quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô responsável pelo procedimento cirúrgico.
[tdj-leia-tambem]