
Quem é tutor sabe: animais de estimação têm o “superpoder” de melhorar 100% nossos dias. Seja um cachorrinho, aquela dupla bagunceira de gatinhos, um porquinho da índia… jabutis? Por que não?
Junto dos bichinhos convencionais, animais exóticos vêm ganhando espaço como animais domésticos no Brasil e no mundo. A jundiaiense Thais Scapinelli, 33 anos, está sempre com a casa cheia desde que se mudou, há sete anos. Olha só a lista de animais da família:
São 10 gatos, todos adotados, Panqueca, Sardinha, Shoyo, Salame, Mingau, Margo, Pretinha, Lua, Luna, Zoe; Três cães – 1 vira-lata adotado, 1 rottweiler e 1 cane corso. Thais conta que os cachorros também ajudam na guarda da casa, que já foi furtada antes. Eles são Zara, Barão e Bisteca.
Mas tem mais: “Minha filha tem dois porquinhos da Índia, Malu e Manu. Eu tenho dois jabutis que ganhei do meu falecido avô, Judith e Edite e tenho 4 peixes Kinguio”, finaliza.
Você acha muito? Se dependesse da Thais, a lista seria ainda maior. “Eu amo todos os animais, se pudesse teria bem mais. Mas a manutenção, comida, veterinário não é barata” conta. De acordo com ela, o gasto só com os animais é de R$ 600 por mês, em média, sem contar emergências veterinárias.
‘Amor real’
“Meu marido ainda briga comigo, porque eu quero trazer tudo pra casa. Mas acho que estou no limite do que posso cuidar e dar atenção”, diz Thais. Para ela, os animais são uma verdadeira terapia devido à depressão. “Eles são essenciais na minha vida”.
A jundiaiense também conta que a paixão por animais a acompanha desde criança, quando saía pelas ruas abraçando os bichinhos que encontrava. “Eu gosto mais de bicho que de gente, o amor deles é real, é genuíno.”
Da sala de aula para o coração
Outra história de amor para contar neste Dia Nacional dos Animais é a da Andressa Fabyolla Benezatto, 20 anos, também de Jundiaí. Andressa conta que sempre quis trabalhar na área veterinária, então assim que saiu do Ensino Médio iniciou o curso técnico em Veterinária.
Ela conheceu o Dr. Matheus, da clínica Dr. PetZoo, que na época foi seu professor. “Em uma das suas aulas práticas, ele levou vários pets não convencionais e me apaixonei em todos, principalmente em uma ratinha”, conta a estudante.
Depois de estudar mais sobre a espécie, adotou uma ratinha em São Paulo, a Genevivie Maria. Mas sabia que Genevivie não poderia ficar sozinha. Isso porque ratos da espécie vivem em colônias. Então, na clínica Dr. PetZoo, conseguiu adotar mais uma ratinha, Abigail Vitória, para fazer companhia à primogênita.
Abigail recebeu o sobrenome ‘Vitória’ porque, quando chegou em casa, estava doente. Mas se recuperou depois de passar pelos cuidados do Dr. Matheus. Após o tratamento de Abigail, Andressa adotou seu terceiro ratinho.

Compartilhando amor e conhecimento
Em 2021, Andressa pensou em como poderia ter uma renda extra em casa, já que faz faculdade em período integral. Assim, criou o perfil @3ratitos no Instagram.
“Decidi criar a página para ajudar outros tutores de primeira viagem e decidi costurar redes para os ratos, logo estaria ajudando e ganhando um extra”, conta. No perfil, Andressa ensina receitas práticas para agradar os bichinhos, como limpar corretamente as gaiolas e dicas de como cuidar da saúde dos ratinhos.
A produção das redes e criação de conteúdo começou em janeiro e, logo depois, surpresa em dobro: Andressa adotou mais duas ratinhas. Agora, os ‘três ratitos’ são uma linda família de cinco irmãos. Genevivie Maria, Abigail Vitória, Henry Ford, Jade Betânia e Amora Elizabeth.



