
Uma das perguntas que mais escuto nas minhas conversas sobre IA, são as dúvidas dos gestores de empresas, querendo saber por onde começar os projetos de IA nas empresas.
E realmente acho que deve ser a dúvida de muitos. Pois a IA generativa chegou forte em nossas vidas, mas ficou bastante conectada com tarefas ligadas aos CPFs e não aos CNPJs. Uso aqui como exemplos os inúmeros Apps com IA para edição de vídeo, criação de músicas, criação de textos entre outros.
E as empresas? Onde usar estas IAs generativas?
Na minha opinião teremos uma entrada mais rápida nas frentes onde temos usuários e clientes interagindo:
A parte de atendimento de clientes externos por exemplo, é um ótimo exemplo de implementação destas IAs. Imagine um cliente entrando diretamente no site do “fale conosco” de uma empresa, e interagindo com uma IA generativa. Ali não precisamos de pessoas, o cliente pode ter acesso 24 x 7 com esta IA e ter respostas sobre seu problema na hora, e o melhor, resolvê-lo.
Podemos pensar tb em uma IA generativa analisando todo o ambiente de rede interno de um cliente do segmento financeiro, e descobrindo possíveis invasões antes delas ocorrerem. Esta IA vai aprender e melhorar a cada dia, entendendo as formas de invasões que estes possíveis hackers estão usando.
Podemos tb pensar em uma IA generativa com perfil de consultor especialista no ERP que o cliente utiliza, quando o usuário tiver alguma dúvida de como emitir uma NF para um cliente na zona franca de Manaus, basta chamar a IA em seu chat interno e falar com ela. Ela irá guiar este usuário com o caminho e os parâmetros corretos para esta emissão. Teremos um consultor Sênior disponível 24 x 7 tb para todos usuários da empresa.
Fantástico não? Este é um caminho que começa a ser trilhado. Para nós da área de Tecnologia, precisamos estar atentos e prontos para esta grande onda.
Vlamir Ienne é CEO do Grupo iv2 | LinkedIn Top Voice | AI Expert | Digital Creator | Palestrante MBA pela FGV em Tecnologia e Gestão Negócios
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