
No estacionamento de funcionários do St. Francis Hospital, um segurança se deparou com uma cena inesperada: um filhote de urso preto, sozinho e assustado, encolhido em um canto do pátio.
Assim que percebeu o animal, o segurança entrou em contato com o órgão ambiental. O gerente distrital de vida selvagem da Região Sudeste da CPW, Aaron Berscheid, foi o primeiro a chegar ao local. “Quando me aproximei, percebi o quão pequeno era”, contou ele ao portal The Dodo.
Filhote estava sozinho e em risco
Apesar de não ser raro que ursos apareçam em áreas urbanas, Aaron afirmou que nunca havia encontrado um filhote sozinho em um estacionamento. O pequeno animal, visivelmente aterrorizado, havia se escondido em um buraco no concreto.
“O urso estava definitivamente assustado e nervoso. Apenas meio que enfiado lá com olhos tristes de cachorrinho”, lembrou o gerente.
Aaron e a também gerente distrital Demetria Wright realizaram o resgate com cuidado, levando o filhote ao escritório da CPW. Lá, descobriram que o animal não apresentava problemas de saúde graves, apenas estava abaixo do peso.
A nova fase do filhote
“Ele acabou pesando 22 kg, o que é muito pouco para esta época do ano. Geralmente eles pesam cerca de 50 kg ou mais… A teoria que eu tenho é que esse urso era um de gêmeos ou, mais provavelmente, um de trigêmeos”, explicou Aaron.
Após receber água e descansar, o filhote foi encaminhado ao Frisco Creek Animal Care, centro de reabilitação da vida selvagem, onde passará os próximos meses ganhando peso e aprendendo a sobreviver por conta própria.
Reabilitação e futuro na natureza
A expectativa é que, em cerca de seis meses, o urso esteja forte e pronto para ser devolvido à natureza.
Graças à rápida ação do segurança, à equipe do hospital e aos profissionais da CPW, o pequeno urso agora tem uma nova oportunidade de crescer e viver livre, onde sempre pertenceu: nas florestas.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]