planeta-terra-1-compressed
Foto: PIRO/ Pixabay

Em 29 de junho a Terra registrou seu dia mais curto desde que os cientistas, em meados de 1960, começaram a usar relógios atômicos de alta precisão afim de medir a velocidade da rotação do planeta.

De acordo com o site Time and Date que realizou um levantamento com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS, na sigla em inglês), neste dia a Terra completou uma volta completa em torno de seu próprio eixo com 1,59 milissegundo a menos que as exatas 24 horas. 1 ms corresponde a um milésimo de segundo, ou cerca de 0,001s.

Apesar de ser uma diferença pontual, esse levantamento demonstra que a rotação do planeta está diminuindo de forma geral por causa das forças da maré entre a Terra e a Lua.

Os cientistas estudam esses fenômenos pois a precisão dos sistemas de mediação de tempo é muito importante para diversas tecnologias modernas. Um exemplo são os receptores de GPS que dependem desta precisão para decodificar seus sinais de localização.

A título de comparação, em média, um dia solar nos últimos 365 dias do ano teve -0,29 ms que 24 horas. Já em 2019, o dia mais curto foi registrado em 16 de julho, que teve menos 0,95 milissegundos. Hoje, a estimativa é que o dia tenha 0,0003878 segundos a menos que 24 horas.

A Nasa, agência espacial norte-americana, explica que na época dos dinossauros, a Terra completava a rotação em aproximadamente 23 horas, enquanto em 1820, o movimento levava exatamente 24 horas.

Outro ponto que contribui para esse fenômeno é a atuação de El Niño, por exemplo, que por causa de seus ventos mais fortes, a rotação da Terra pode diminuir um pouco, aumentando a duração de um dia em uma fração de milissegundo.

A explicação para os segundos a menos nos anos recentes é incerta e ainda será explorada por cientistas em eventos e congressos especializados. No entanto, se confirmada essa tendência a longo prazo, pesquisadores já debatem se haverá a necessidade da adição de um “segundo bissexto negativo”, subtraindo este número pequeno, porém significativo, nos relógios convencionais.

[tdj-leia-tambem]