GMJ fecha pancadão no Varjão. (Foto: Divulgação)
GMJ fecha pancadão no Varjão. (Foto: Divulgação)

Desde o início do ano, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) já registrou 25 ocorrências de aglomeração de pessoas no Vetor Oeste. A região envolve bairros com maior índice de casos positivos da Covid19 no município, como o Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí. Até ontem (22), já haviam sido contabilizados 2.117 casos – 8,5% do total registrado na cidade. Apesar disso, o desrespeito às regras sanitárias persiste e até shows são realizados.

A última intervenção da Guarda Municipal naquela região é uma prova disso. No sábado (20) à noite, uma equipe  interrompeu o show de forró que aconteceria no Jardim Novo Horizonte. O local da balada é o “Bar do Inferninho”, conhecido por reunir dezenas de pessoas aos finais de semana, com eventos de música ao vivo.

O estabelecimento tem divulgação própria das atrações, com foto dos cantores e até vídeos das baladas. A programação é apresentada em páginas do Facebook ligadas ao bairro. Numa delas, após a intervenção da Guarda Municipal, a postagem falando sobre o show desse sábado (20) foi apagada.

 

Nos vídeos é possível ver pessoas na rua, em frente ao estabelecimento, sentadas em cadeiras de plástico ou em pé, conversando. O volume do som é alto e as luzes coloridas contrastam com a pouca iluminação no local.

De acordo com a Prefeitura, quando a GM é acionada para estes tipos de ocorrência o objetivo é orientar o proprietário do estabelecimento para que faça a dispersão das pessoas e siga os protocolos de segurança sanitária, conforme a fase do Plano SP.

“Em caso de persistência na aglomeração, a Guarda Municipal encaminha o responsável pelo estabelecimento até a delegacia mais próxima, para que seja lavrado o boletim de ocorrência de risco de contágio”, informou o poder público.

Operações da Guarda Municipal são realizadas aos finais de semana, para coibir abusos (Foto: Divulgação/PMJ)

Fiscalização

Durante a ocorrência, ainda segundo o poder público, é realizado um relatório do estabelecimento e encaminhado para o setor de Fiscalização do Comércio. A Divisão de Fiscalização do Comércio e do Ambulante (DFCA) atua de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Nos demais períodos, a fiscalização é realizada pela Guarda Municipal que, após o atendimento da ocorrência (denúncia), encaminha cópia do termo para a DFCA, para providências posteriores – como a multa, por exemplo. “Vale destacar que aos finais de semana a atuação é intensificada, com a realização de ações de contenção às aglomerações em bairros com histórico de ocorrências”, destacou a nota da Prefeitura.

As denúncias de aglomeração podem ser feitas pelos telefones 153 (GMJ) ou 156 (Prefeitura), além do aplicativo 156. 

[tdj-leia-tambem]