
O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) realizou uma fiscalização em quatro desmanches em Jundiaí. A ação – junto com a Polícia Militar – lacrou um dos estabelecimentos fiscalizados por irregularidades na documentação e comercialização de peças sem cadastro no sistema do Detran-SP.
A operação mobilizou 28 pessoas agentes, com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos e coibir a comercialização irregular de peças provenientes de roubos ou furtos na cidade.
O desmanche lacrado responderá processo administrativo junto ao Detran-SP e estará sujeito às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014. As autoridades aplicarão a penalidade somente após o trânsito em julgado do processo administrativo sancionatório.
Em 2023, o Detran-SP promoveu 7.572 fiscalizações junto aos “agentes delegados ou regulados”, empresas e profissionais atuantes no setor, como desmontes, autoescolas, despachantes, estampadoras de placas – um número cerca de 10% superior às fiscalizações do ano anterior. Desse total, 1.701 fiscalizações foram em desmontes de autopeças, tanto os credenciados quanto os clandestinos. O volume é 523,38% superior às 325 operações em desmontes registradas em 2022, num ataque direto e efetivo ao comércio das chamadas “peças de sangue”, produto de roubos e furtos de veículos.
Consulta a estabelecimentos credenciados
O cidadão deve realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço. Você pode realizar a busca no site do Detran, na aba de “Empresas Credenciadas”.
Caso não encontre a empresa durante a pesquisa, não realize o procedimento no local. Além disso, é importante exigir sempre a nota fiscal do serviço que realizado. Se desconfiar de algum local irregular, alerte o Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. Você também pode denunciar pela internet, no site: www.webdenuncia.org.br.
[tdj-leia-tambem]