Justiça: estagiários de Direito estão liberados para entrar em penitenciárias
Connect with us

Polícia

Justiça: estagiários de Direito estão liberados para entrar em penitenciárias

Em Jundiaí, autorização para acesso ao Centro de Detenção Provisória já existe. OAB local destaca importância da experiência profissional

Published

on

presídio
Unidades prisionais estavam impedidas de receber estagiários desacompanhados dos advogados: decisão reformada (Foto: Agência Brasil)

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar à OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil) que garante o acesso de estagiários do curso de Direito em unidades prisionais da região de Sorocaba. A medida reforma a decisão do Juízo da Vara do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), que havia vetado este tipo de visita nas penitenciárias quando os advogados não estivessem presentes. Em Jundiaí, a prática não só é utilizada pelos escritórios de advocacia como considerado importante pela 33ª Subsecção da OAB.

“Impedir o estagiário de exercer as atribuições garantidas por lei pode causar danos irreparáveis ao aprendizado e vida prática da carreira jurídica dos futuros profissionais do Direito. O intuito do estágio é exatamente o de proporcionar um contato maior com a profissão”, comenta Thábata Suzigan, presidente da OAB local.

“A decisão abrange estagiários de Direito que podem ou não estar cursando a faculdade, já que além do estudante de Direito cursando a partir do 7º semestre ou 4º ano, aqueles que já são bacharéis em Direito e tenham iniciado estágio em escritório ou Departamento Jurídico credenciado na Comissão de Estágio da OABSP também podem solicitar a inscrição”, completa Thábata. “A inscrição de estagiário é válida por dois anos e pode ser prorrogada uma única vez por mais um ano”.

A presidente explica também que, durante o período de estágio, diversas situações práticas podem corroborar com as habilidades individuais do profissional iniciante. De acordo com ela, esse trabalho e desenvolvimento são importantes para o futuro da advocacia.

Na prática

O advogado Eduardo Guedes tem um escritório em Jundiaí e comenta que as estagiárias fazem visitas no Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. “Essa decisão do TJ só está regularizando a situação, mas na prática, pelo menos comigo, isso já acontece mediante autorização”.

Ana Lucia Corsini trabalha com Guedes há dois anos e conta que desde o início do estágio tem um apego pela área criminal do Direito. Assim, conseguiu cumprir os requisitos para a aquisição da carteira de estágio da OAB e passou a acompanhar clientes nas delegacias.

“O escritório tinha apenas o Dr. Eduardo como advogado criminal e isso o sobrecarregava, tendo em vista que a unidade prisional mais próxima fica a 30 minutos daqui. Os procedimentos para entrada tomavam muito tempo e as peças e atendimentos acabavam atrasando, trazendo um transtorno imenso. Foi quando passei a visitar os clientes nas unidades e isso facilitou muito nosso trabalho”, esclarece a estagiária. “Hoje levo as informações processuais para os apenados e consigo dar respaldo maior para os clientes e a família, que têm informação constante do processo e da situação do preso”.

Advogado Eduardo Guedes e a estagiária, Ana Lucia Corsini

A estagiária Ana Lucia Corsini trabalha com o advogado Eduardo Guedes (Foto: Arquivo/Ana Corsini)

A decisão do Tribunal de Justiça concede a liminar para que, até o julgamento, estagiários inscritos possam acessar as unidades prisionais da Vara das Execuções Criminais de Sorocaba. Segundo a presidente da OAB Jundiaí, o estagiário de Direito, autorizado pelo advogado responsável, pode atender os clientes na penitenciária, levar documentos para assinar, praticar atos extrajudiciais de interesse do local no qual esteja estagiando.

Polícia

Saidinha termina com 677 detentos recapturados no estado

Mais de 2.1 mil presos foram flagrados descumprindo as regras desde junho de 2023

Published

on

‘Saidinha' termina com 677 detentos recapturados no estado
Foto: Governo de SP

As Forças de Segurança do Estado de São Paulo recapturaram 677 detentos que descumpriram as medidas judiciais durante a saída temporária, a "saidinha", que terminou na segunda-feira (17). A maioria das prisões realizadas pela Polícia Militar aconteceu na cidade de São Paulo e região metropolitana, com 194 detentos recapturados. Ribeirão Preto vem na sequência, com 111 presos, e a região…

Continue Reading

Polícia

Homem é preso por importunação sexual em Campo Limpo Paulista

O suspeito estaria importunando uma mulher, ameaçando-a com um facão. A prisão aconteceu graças a uma ação entre a Guarda Civil Municipal da cidade e populares.

Published

on

Carro e facão utilizado por homem em crime de importunação sexual em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu uma denúncia de importunação sexual. O suspeito, de acordo com a denúncia, a ameaçava com um facão. A viatura 275, com os GCMs Varlei e Marcelino, foi imediatamente deslocada para o local, onde populares já continham o homem acusado.…

Continue Reading

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Os moldes de dedos…

Continue Reading

Polícia

Carro furtado em Campo Limpo Paulista é recuperado em Atibaia após perseguição e colisão

Segundo apurado, o homem que estava com o carro furtado havia saído da cadeia no mês passado.

Published

on

Carro furtado em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista

Na última quinta-feira (20), um homem teve seu carro furtado enquanto o veículo estava estacionado próximo à estação ferroviária de Campo Limpo Paulista. Agentes da Divisão Operacional da Secretaria de Segurança Integrada iniciaram o rastreio do veículo, constatando que o mesmo havia seguido para a cidade de Atibaia. Através da comunicação entre as equipes das duas cidades, foi possível localizar…

Continue Reading

Polícia

‘Tribunal do Crime’: homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado

À Guarda Municipal, o homem disse que havia sido sequestrado por uma facção criminosa e conseguiu fugir. Ele estava em um apartamento e teria feito um morador refém.

Published

on

'Tribunal do Crime' homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado
GMJ apreende homem escondido em apartamento no bairro Engordadouro (Foto: Canva)

Na tarde desta segunda-feira (17), a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu um homem de 31 anos que teria invadido um apartamento no bairro Engordadouro e disse estar fugindo do Tribunal do Crime de uma facção criminosa. Fuga do Tribunal do Crime De acordo com o relato do homem, ele havia sido sequestrado pela manhã, no Jardim Sorocabana. Ele conseguiu escapar…

Continue Reading