Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) registrou 26 mortes de suspeitos em confrontos com a polícia na Baixada Santista, litoral de São Paulo. De acordo com a pasta, a Operação Verão visa combater a criminalidade e a garantir a segurança da população.

Na última nota da SSP, divulgada nesta sexta-feira (16), desde o dia 7 de fevereiro, quando começou a operação, a polícia prendeu 634 criminosos. Destes, 236 procurados pela Justiça. Além disso, as autoridades apreenderam mais de 147 kg de drogas e 72 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito.

Últimas mortes

As últimas quatro mortes aconteceram nesta quinta-feira, em São Vicente, e na madrugada desta sexta-feira, em Guarujá. Um homem de 31 anos, identificado como Ygor Júnior Gonçalves, foi morto com tiros de fuzil e pistola por policiais militares na comunidade México 70, em São Vicente. Quando avistou a equipe, ele teria fugido para o interior de um cômodo. No local, os agentes revidaram tiros e atingiram o suspeito no tórax.

Já em Guarujá, houve uma ação com três mortos, por volta de 5h50 desta sexta-feira, na Rua Isaudo Martins, no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Policiais do Comando e Operações Especiais (COE) foram a um apartamento no bairro. No local, foram recebidos a tiros pelos três criminosos. No confronto, disparos atingiram os três homens, que morreram, de acordo com a polícia.

As mortes começaram após o reforço do policiamento com o assassinato do PM das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Samuel Wesley Cosmo. Em nota, a SSP-SP afirmou que a 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos investiga rigorosamente os casos, com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

[tdj-leia-tambem]