Policiais de SP deverão acionar câmeras corporais em todas as ocorrências
Connect with us

Polícia

Policiais de SP deverão acionar câmeras corporais em todas as ocorrências

A corporação anunciou a expansão do programa de câmeras corporais, com a aquisição de novos equipamentos e a implementação de novas diretrizes para seu uso.

Published

on

Atualizado há

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PMSP) determinou que os policiais devem acionar as câmeras corporais em todas as ocorrências e abordagens. A corporação anunciou a expansão do programa de câmeras corporais, com a aquisição de novos equipamentos e a implementação de novas diretrizes para seu uso. O objetivo é aumentar a cobertura das gravações e aprimorar a qualidade das imagens.

Com a licitação, o número de câmeras corporais da PMSP deve passar de 10 mil para 12 mil. Assim, essa ampliação visa garantir que mais policiais estejam equipados com os dispositivos, expandindo o alcance do programa e potencializando seus benefícios.

As novas diretrizes introduzem mudanças significativas no modo de utilização das câmeras corporais. Agora, as gravações não serão mais ininterruptas, mas sim acionadas manualmente pelos policiais ou remotamente pela central da PM. De acordo com a polícia, essa medida visa otimizar o armazenamento de dados e reduzir custos, atendendo às diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além disso, a corporação reduziu o tempo de armazenamento das gravações de três meses para 30 dias. Essa mudança busca equilibrar a necessidade de preservar as imagens para investigação com a otimização do espaço de armazenamento. Em casos específicos, como situações de tensão, o policial poderá ativar um modo que aumenta a qualidade da gravação. Nestas ocasiões, o tempo de armazenamento pode aumentar para um ano.

Críticas às novas regras das câmeras corporais

Especialistas e entidades de defesa dos direitos humanos expressaram críticas às novas regras. O argumento é que a interrupção da gravação pode comprometer a efetividade do programa e gerar brechas para a omissão de informações. Eles também alertam para o risco de perda de provas cruciais e a potencialização da impunidade policial.

As novas diretrizes da PMSP estão em consonância com as orientações do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o uso de câmeras corporais por forças de segurança pública. A adesão às diretrizes federais é um requisito para que estados e municípios acessem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional para custear programas de policiamento com câmeras corporais.

A portaria da PMSP detalha as situações em que as câmeras corporais devem ser obrigatoriamente acionadas, incluindo uso seletivo da força, patrulhamento preventivo, atendimento a ocorrências de trânsito e transporte de pessoas sob custódia.

Polícia

Homem é preso por importunação sexual em Campo Limpo Paulista

O suspeito estaria importunando uma mulher, ameaçando-a com um facão. A prisão aconteceu graças a uma ação entre a Guarda Civil Municipal da cidade e populares.

Published

on

Carro e facão utilizado por homem em crime de importunação sexual em Campo Limpo Paulista
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu uma denúncia de importunação sexual. O suspeito, de acordo com a denúncia, a ameaçava com um facão. A viatura 275, com os GCMs Varlei e Marcelino, foi imediatamente deslocada para o local, onde populares já continham o homem acusado.…

Continue Reading

Polícia

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas

Os dedos de silicone eram utilizados para fraudar o sistema de controle biométrico, permitindo que alunos registrassem presença nas aulas sem estarem presentes.

Published

on

Detran-SP apreende 116 dedos de silicone em autoescolas
Foto: Divulgação/Detran-SP

Em uma ação de fiscalização realizada na quarta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Civil, encontrou 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática para as categorias A e B. O caso aconteceu no bairro do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Os moldes de dedos…

Continue Reading

Polícia

Carro furtado em Campo Limpo Paulista é recuperado em Atibaia após perseguição e colisão

Segundo apurado, o homem que estava com o carro furtado havia saído da cadeia no mês passado.

Published

on

Carro furtado em Campo Limpo Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Campo Limpo Paulista

Na última quinta-feira (20), um homem teve seu carro furtado enquanto o veículo estava estacionado próximo à estação ferroviária de Campo Limpo Paulista. Agentes da Divisão Operacional da Secretaria de Segurança Integrada iniciaram o rastreio do veículo, constatando que o mesmo havia seguido para a cidade de Atibaia. Através da comunicação entre as equipes das duas cidades, foi possível localizar…

Continue Reading

Polícia

‘Tribunal do Crime’: homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado

À Guarda Municipal, o homem disse que havia sido sequestrado por uma facção criminosa e conseguiu fugir. Ele estava em um apartamento e teria feito um morador refém.

Published

on

'Tribunal do Crime' homem que invadiu apartamento em Jundiaí diz ter sido sequestrado
GMJ apreende homem escondido em apartamento no bairro Engordadouro (Foto: Canva)

Na tarde desta segunda-feira (17), a Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu um homem de 31 anos que teria invadido um apartamento no bairro Engordadouro e disse estar fugindo do Tribunal do Crime de uma facção criminosa. Fuga do Tribunal do Crime De acordo com o relato do homem, ele havia sido sequestrado pela manhã, no Jardim Sorocabana. Ele conseguiu escapar…

Continue Reading

Polícia

Guarda Ambiental de Várzea Paulista prende homem por corte ilegal de árvores

Ao chegarem no local, as autoridades e depararam com um caminhão carregado com toras de madeira provenientes do corte de árvores.

Published

on

Caminhão com madeira proveniente de corte ilegal de árvores, flagrado pela Guarda de Várzea Paulista
Foto: Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista

Na última segunda-feira (17), a equipe do Centro de Controle Operacional recebeu uma denúncia de corte ilegal de árvores em Várzea Paulista. Após a notificação, os patrulheiros da viatura 002 (GCM Bernardes e Yonamine) se dirigiram imediatamente ao local indicado na denúncia. Ao chegarem, se depararam com um caminhão carregado com toras de madeira. Preso por corte ilegal de árvores…

Continue Reading