Carros da Polícia Militar, que foram acionados para prender as jovens acusadas de furto em Jundiaí
Foto: Governo de SP

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024.

Esse número representa uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023, quando o estado registrou 710 vítimas. Em comparação, em 2001 o Estado registrou mais de 3.400 mortes intencionais no período e uma taxa de 35,6 homicídios por 100 mil habitantes.

Análise e diagnóstico precisos

De acordo com o Governo de SP, a conquista se deve em grande parte à compilação e análise minuciosa de dados. Essa iniciativa resultou em um diagnóstico preciso da realidade criminal do estado. Assim, servindo como base para a implementação de ações estratégicas pelas polícias Civil e Militar.

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP, major Rodrigo Vilardi, destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso. “Separamos as companhias por distritos policiais, integramos as Polícias Civil e Militar e deixamos cada equipe responsável por determinadas áreas”, explica.

Além disso, as ações da atual gestão estão “desburocratizando” os processos internos da polícia. Isso dá maior tempo para que o efetivo da PM realize mais rondas preventivas e a Polícia Civil amplie suas investigações. “Vamos permanecer analisando esses dados para identificarmos e trabalharmos conjuntamente justamente na onde vemos o problema”, ressalta o major Vilardi.

SPVida

Em fevereiro de 2023, a Secretaria de Segurança Pública de SP lançou o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes Contra a Vida (SPVida). A plataforma, aberta ao público no site da pasta, disponibiliza dados detalhados sobre homicídios em todo o estado, auxiliando as forças de segurança no planejamento de políticas públicas e ações de prevenção.

O SPVida também integra as Polícias Civil e Militar, permitindo a união das equipes para estratégias contra a criminalidade de acordo com a realidade de cada área. “Fizemos uma reunião integrada entre comandantes e delegados no ano passado para discutir esses dados. Com o diagnóstico, fizemos um plano estratégico e já vimos melhora”, exemplifica o major Hudson Rosa, coordenador do SPVida.

Apesar do cenário positivo em São Paulo, a realidade no Brasil ainda é desafiadora. O estado de Minas Gerais, segundo mais populoso do país, registra taxa de 12,46 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, enquanto no Rio de Janeiro o índice é de 20,83. A Bahia, com 31,99 mortes por 100 mil habitantes, lidera o ranking negativo, seguida pelo Paraná, com 14,61. No contexto nacional, a taxa média é de 18,28 homicídios dolosos por 100 mil habitantes.

[tdj-leia-tambem]