Desmanche de veículos em uma área aberta em Várzea Paulista, com várias carcaças de carros e peças espalhadas pelo terreno.
Foto: Reprodução/TV TEM

Nesta quinta-feira (13), uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí fechou um desmanche ilegal de veículos em Várzea Paulista. Além disso, a operação resultou na prisão em flagrante do proprietário do local, um homem de 40 anos.

A operação contou ainda com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). De acordo com a DIG, esse é o quinto desmanche ilegal fechado pela corporação na região de Jundiaí em menos de um mês.

Assim, a equipe da DIG cumpriu um mandado de busca no local e apreendeu conjuntos de peças automotivas, incluindo:

  • Mais de 500 itens, como portas, pneus com roda, escapamentos, tanques de combustível, suspensões, para-brisas, bancos de veículos, vidros laterais;
  • Cinco veículos desmontados em partes como capôs, para-lama, câmbio e motores.

Além disso, as autoridades ressaltam que o estabelecimento de Várzea Paulista não possuía documentação regular e os itens apreendidos não possuíam o selo de rastreabilidade exigido pelo Detran-SP, atestando sua origem duvidosa.

O local também operava sem alvará de funcionamento e tinha um guincho com placa adulterada. Ademais, as equipes policiais flagraram o descarte irregular de resíduos de óleo no solo, sem rede de captação.

O homem responsável pelo desmanche, foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. Ele responderá pelos crimes de receptação, crime ambiental e exercício irregular de atividade comercial.

[tdj-leia-tambem]