
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou neste sábado (16), em São Paulo, sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante um evento no Amcham Business Center, na Zona Sul da capital, que reuniu lideranças políticas, especialistas e apoiadores em uma série de painéis no estilo TED Talk.
Discurso com críticas ao PT e defesa do modelo liberal
No pronunciamento, Zema destacou as mudanças que implementou em Minas Gerais desde que assumiu o governo há sete anos. Além disso, exaltou as medidas de inspiração neoliberal e criticou o Partido dos Trabalhadores (PT).
“Se deu pra deixar o estado mais leve em Minas, dá para fazer no Brasil. Existe um Brasil produtivo, moderno, competitivo e a espera de um governo sério. O Brasil que queremos é o que trabalha, arrisca, vence e dá orgulho. É com esse Brasil bravo que nós vamos chegar à Brasília, para varrer o PT do mapa”, afirmou.
O governador também ressaltou a necessidade de eficiência administrativa. “O Brasil precisa de um governo com nível de profissionalismo de empresas que criam soluções para melhorar a vida das pessoas. O que falta é o governo parar de atrapalhar e fazer regulamentações confusas.”
[tdj-leia-tambem]
Segurança pública como prioridade
Apesar de ainda estar fora do período oficial de campanha, Zema prometeu endurecer o combate ao crime organizado. De acordo com ele, o Brasil “está perto de se transformar em um narcoestado dominado pelo crime organizado” e precisa de ações firmes para enfrentar as facções criminosas.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Lideranças do Novo e apoiadores presentes
O evento contou com a presença de importantes nomes do partido Novo, entre eles o presidente nacional Eduardo Ribeiro, os deputados federais Marcel van Hattem, Ricardo Salles, Adriana Ventura, Luiz Lima e Gilson Marques, além do senador Eduardo Girão.
Também marcaram presença o vice-governador de Minas, Mateus Simões; o ex-deputado federal Deltan Dallagnol; o secretário de Segurança de Minas, Rogério Greco; e o desembargador aposentado Sebastião Coelho, pré-candidato do Novo ao Senado pelo Distrito Federal.
Eleições de 2026
De acordo com a Lei Federal nº 9.504/1997, o primeiro turno das eleições de 2026 será em 4 de outubro. Caso haja necessidade de segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro.