Copo com bebida de cor âmbar e gelo sobre mesa escura, ilustrando o consumo de bebidas alcoólicas.
Foto: Narong27/Canva

O número de mortes confirmadas por intoxicação com metanol em São Paulo subiu para dois, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As vítimas são dois homens, de 46 e 54 anos, residentes da capital paulista.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país soma agora 127 casos notificados, dos quais 11 foram confirmados. Outros 15 já foram descartados apenas em São Paulo. Até a última sexta-feira (3), o número era de 113 notificações e 11 confirmações.

Durante coletiva realizada em Teresina (PI), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou o aumento de casos suspeitos e detalhou as medidas adotadas para reforçar a resposta nacional.

“Tivemos um aumento de casos suspeitos, mas não um aumento de casos confirmados”, afirmou o ministro.

O Ministério anunciou a distribuição, na próxima semana, de 4.300 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol. O produto faz parte do estoque estratégico nacional e será encaminhado a unidades de saúde em todo o país.

Além disso, 609 farmácias brasileiras possuem capacidade de produzir o composto, o que amplia a rede de resposta emergencial.

Padilha informou ainda que o governo federal adquiriu 2.500 tratamentos de Fomepizol, medicamento importado que também atua como antídoto para casos graves. O lote deve chegar ao Brasil ainda nesta semana.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5