
O alfaiate Cláudio Menegatti, de 91 anos, conhecido por produzir paletós e calças em Mirandópolis (SP) faz questão de manter sua velha máquina de costurando por um bom motivo: produzir máscaras de proteção e ajudar no combate ao coronavírus.
Ele que ainda atuava com reparos de roupas de deputados, juízes, promotores e vereadores teve que suspender temporariamente as atividades devido à pandemia.
Para alegrar os dias, o idoso teve a ideia de produzir máscaras de tecido para doação. Antes disso, uma sobrinha havia entregado moldes, como um incentivo para a nova atividade.
Ele produz dez itens, por dia, e todos são doados para profissionais da área de saúde, comerciantes autorizados a trabalhar na quarentena e quem mais precisar.
O filho Paulo Menegatti é quem leva o pai diariamente na alfaiataria, em um veículo higienizado. “Eu tenho 54 anos e nunca vi meu pai tirar férias”, disse em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.
O alfaiate usa máscara de proteção, higieniza as mãos com frequência e segue todos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde para produção dos itens de proteção.
Com o presente de sua mãe há 70 anos, ele produz todos equipamentos que serão doados. A embalagem fica por conta da esposa de Menegatti, Idalina, de 83 anos.
A história do alfaiate viralizou nas redes sociais através de uma publicação do filho. O idoso diz que ficou emocionado com a repercussão e garante: “Tenho muita saúde”.
Com informações da ‘Folha de S. Paulo’.