
Para modernizar os serviços públicos e impulsionar o turismo local, a Prefeitura de Jundiaí iniciou a instalação de totens digitais interativos pela cidade. A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo com apoio da CIJUN apresentou o projeto oficialmente no Paço Municipal, um dos locais que já contam com o equipamento.
“Jundiaí é uma cidade que acolhe. Com esses investimentos em tecnologia, conseguimos melhorar a experiência dos visitantes e também dos próprios jundiaienses, que podem descobrir ou redescobrir o que a cidade tem de melhor”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.
Tecnologia a serviço do turismo
Os totens permitem que o usuário explore sites institucionais como Turismo Jundiaí, Circuito das Frutas e Rotas Turísticas, incluindo a recém-lançada Rota Turística Afro. Essas plataformas reúnem informações sobre atrativos, serviços e empreendimentos do setor turístico local.
O vice-prefeito Ricardo Benassi destacou o potencial econômico do setor. “Durante a elaboração do nosso Plano de Governo, identificamos que o turismo movimenta mais de 173 milhões de dólares por ano em Jundiaí. Os totens vão ajudar a gerar novos negócios e investimentos, facilitando o acesso dos turistas às informações e promovendo a cidade como destino estratégico.”

[tdj-leia-tambem]
Rumo ao título de Destino Turístico Inteligente
De acordo com a gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, os equipamentos fazem parte de uma estratégia para transformar Jundiaí em um Destino Turístico Inteligente. O conceito internacional se baseia em governança, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.
“A proposta é que turistas e moradores tenham acesso facilitado a informações de qualidade sobre o que a cidade oferece, em pontos estratégicos como parques, centros culturais e hotéis. Essa medida também incentiva o fluxo de visitantes para diferentes regiões da cidade”, afirmou.
Onde encontrar os totens
Nesta primeira fase, os totens foram instalados nos seguintes locais:
- Paço Municipal
- Parque da Uva
- Teatro Polytheama
- Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão
- Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)
A segunda etapa, prevista para maio, levará os equipamentos a quatro hotéis da cidade, onde permanecerão por 60 dias, de forma rotativa, à disposição dos hóspedes e turistas. Os recursos para a compra e instalação dos totens vieram de uma emenda parlamentar da deputada Joice Hasselmann, com foco em iniciativas de fomento ao turismo.