projeto social do divino salvador
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Centro Educacional e Assistencial Divino Salvador anunciou a reabertura do projeto social Padre Joel Batista. A iniciativa atende mais de 300 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, na cidade de Várzea Paulista, oferecendo atividades esportivas e formação no contraturno escolar.

O projeto atende o público da região da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, contemplando bairros como Vila Popular, Jardim Bertioga e adjacências. A reativação do trabalho, paralisado durante a pandemia, aconteceu graças também à grande procura da comunidade local. Para isso, o Centro Assistencial Padre Joel Batista (conhecido como sítio dos padres) passou por uma ampla reforma estrutural.

projeto social do divino salvador
Foto: Tribuna de Jundiaí

Foco na convivência e valores para jovens de Várzea Paulista

O principal objetivo é preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes, tirando-os da rua e oferecendo um ambiente de desenvolvimento integral.

“Nosso projeto tem como objetivo tirar essas crianças do contraturno, que as crianças ficam em casa ou na rua. E nós queremos trazer essas crianças para elas socializar”, explica o diretor do grupo, Padre Jair Carlesso (SDS). “Acima de tudo, dentro dessa integração comunitária, ela tem uma formação humana, uma formação cristã também, que nós vamos oferecer aqui.”

projeto social do divino salvador
Foto: Tribuna de Jundiaí

As atividades esportivas atuais incluem futebol de campo, basquete, vôlei e futsal. De acordo com o diretor, o esporte é um pilar fundamental para a transmissão de valores essenciais.

“O esporte agrega porque vai trazer valores, respeito com o próximo, ele vai trazer principalmente uma integração com respeito, acima de tudo que eles aprendendo aqui vão levar pra própria escola onde eles estudam. Então tudo isso é um crescimento pessoal, que a gente quer que essas crianças futuramente tenham uma convivência social melhor.”

Alívio e disciplina para a comunidade

Os pais receberam a volta da iniciativa com entusiasmo. Os responsáveis veem no projeto uma ferramenta de disciplina e segurança para os filhos.

Cláudio Roberto Bezerra, pai do jovem Davi e morador de Várzea Paulista, destacou a importância de manter as crianças ocupadas e perto de casa. “É bom que é perto, né? Perto de casa e o horário que as crianças não estão na escola ocupa bem a cabeça, faz exercício. Eu sei como que é fazer esporte, você aprende a ter disciplina, educação.”

projeto social do divino salvador
Foto: Tribuna de Jundiaí

O pai ressaltou a escassez de atividades gratuitas de qualidade na região. “Ou você paga uma escolinha particular caríssima ou a criança fica na rua. É bom, né? Tira as crianças da rua, não se envolve com coisa ruim. Não estando na escola, está fazendo esporte, está melhorando a educação, a saúde.”

O projeto Padre Joel Batista é mantido pelo Centro Educacional e Assistencial Divino Salvador, que congrega as unidades de Jundiaí, Cabreúva e Itu, em conjunto com a província salvatoriana brasileira. A equipe técnica é composta por professores dos colégios.

Padre Jair Carlesso garantiu que o projeto é apenas o início de um trabalho de longo prazo. “Futuramente nós queremos ampliar com outras atividades, se Deus quiser, para 2026.”

[tdj-leia-tambem]