Paciente do Hospital São Vicente recebe alta após tratamento inédito pelo SUS na região 
Connect with us

Jundiaí

Paciente do Hospital São Vicente recebe alta após tratamento inédito pelo SUS na região 

A terapia por pressão negativa é uma tecnologia utilizada como recurso terapêutico para cuidados de lesões complexas.

Published

on

Atualizado há

Everson e Patrícia compartilham sucesso de procedimento (Foto: Hospital São Vicente)

Após 31 dias internado, o primeiro paciente a receber a terapia por pressão negativa via Sistema Único de Saúde na região de Jundiaí teve alta. O Hospital São Vicente de Paulo, de Jundiaí, realizou o procedimento inédito. Popularmente conhecida como curativo a vácuo, a terapia é uma tecnologia inovadora, utilizada em poucas e particulares unidades de saúde em todo o país.

O método se baseia na diminuição da pressão atmosférica no ambiente da ferida. Dessa forma, retirando todo o fluído presente dentro da lesão e regenerando o tecido do local, acelerando o processo de cicatrização. 

Acidente

Em janeiro, após instalar um sistema de câmeras de segurança em sua casa, Everson Donizete Leal (50) caiu de uma altura de 1,5m. O impacto da queda ocasionou a fratura da tíbia – osso localizado entre os pés e os joelhos. A ferida trouxe uma série de complicações para a saúde do paciente. Desde então, Everson passou por duas cirurgias (uma para implante de fixador e outro procedimento para enxerto ósseo), além de 40 sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos. Entre idas e vindas ao hospital, o quadro clínico apresentou piora e Everson foi submetido a nova tecnologia para tratamento do caso. 

Primeiro, a equipe realiza a desinfecção. Em seguida, o profissional insere uma espuma na ferida e cobre com um adesivo. Neste momento, abre-se um pequeno orifício para colocar o tampão com o sugador. Assim, a máquina é pressurizada em uma pressão negativa. “O aparelho ficou uma semana ligado, fazendo a sucção até o fechamento parcial da ferida”, explicou o paciente.

Recurso pontual

A estomaterapeuta, Patrícia Marchini Ito, conta que a princípio a utilização do recurso foi pontual. “Ainda estamos em processo de avaliação do recurso, mas a evolução do paciente foi surpreendente. Observamos que a ferida fechou bastante e ao longo de uma semana registramos resultados que só teríamos em 20 dias com a utilização de outros métodos, como a câmara hiperbárica, por exemplo. O processo de cicatrização e mobilidade do paciente foi excelente e, por isso, ele evoluiu para alta e vai dar continuidade no cuidado dos curativos via Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência”, explica.

“Isso diminui o risco de infecção, aumenta o processo de cicatrização, contribui para desospitalização, minimiza custos e estimula a autonomia do paciente. Esse é um recurso que só víamos em hospitais particulares e, hoje, o Hospital São Vicente se destaca na oferta de algo tão inovador e importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas”, conclui.

Recuperação

A profissional ressalta ainda o suporte da equipe de cirurgia plástica. “É um trabalho em parceria. Nós sempre discutimos os casos, identificamos quais tecnologias são as mais indicadas em termos de custo e efetividade, além do benefício que isso irá trazer para o paciente. Essa troca é importante demais para nosso trabalho”.  

Ainda em recuperação e cuidados em casa, Everson compartilha sua gratidão pelo carinho e empenho da instituição no restabelecimento de sua saúde. “Foi a primeira vez que me submeti a uma cirurgia. Eu brinco que estou fazendo agora o que não fiz em 50 anos. Quando me acidentei, eu e minha família não tivemos dúvidas em vir para o Hospital São Vicente, pois sabemos que a equipe de ortopedia é a melhor que temos na região e que eu seria bem assistido. Fui muito bem atendido pelos médicos e enfermeiros, além da estomaterapeuta, que se dedicou em conseguir trazer essa tecnologia para o meu tratamento”, finaliza o paciente.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement