Sexta-feira 13 e suas teorias por trás do famoso dia do azar
Connect with us

Entretenimento

Sexta-Feira 13: descubra as teorias por trás do famoso dia do azar

Misturando mistério e superstição, a data é conhecida como o “Dia do Azar”, com diversas teorias explicando sua fama ao longo dos séculos

Published

on

Atualizado há

Jason Voohees; imagem da Última Ceia; Cavaleiro Templário. Elementos da sexta-feira 13.
Reais ou não, todas essas teorias tiveram influência das crenças das pessoas até o dia de hoje (Foto: Reprodução)

Hoje é sexta-feira 13, um dia que mistura descanso de fim de semana com um toque de mistério e superstição. Ao longo dos séculos, a combinação da sexta-feira com o dia 13 vem sendo considerada um verdadeiro “Dia do Azar”. Embora as origens exatas sejam incertas, existem várias teorias sobre o motivo desse dia ser cercado por maus presságios.

Origem religiosa e crenças populares

Para a tradição cristã, a sexta-feira 13 carrega um simbolismo de azar por dois motivos principais: na Última Ceia, estavam presentes 13 pessoas, sendo a 13ª – o Judas, o traidor.

Além disso, acredita-se que a crucificação de Jesus Cristo ocorreu em uma sexta-feira. Esse encontro de fatores contribuiu para a fama negativa da sexta-feira 13.

Ainda dentro da religião, o número 13 é considerado “incompleto”, contrastando com o número 12, que aparece repetidamente na Bíblia (12 apóstolos, 12 tribos de Israel). Essa “incompletude” reforça a ideia de que o 13 representa azar.

Na mitologia nórdica, o número 13 também carrega uma carga negativa. Diz-se que o deus Loki, não convidado para um banquete com outros 12 deuses, causou a morte dos presentes ao interferir, consolidando o número 13 como um elemento indesejado.

Sexta-feira 13 ao longo da história

Além das crenças religiosas, a sexta-feira 13 também ganhou destaque por eventos históricos. Uma das teorias mais conhecidas relaciona o dia ao extermínio dos Cavaleiros Templários, ordenado pelo rei Filipe IV da França, em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.

Acusados de heresia, os templários foram torturados e mortos, e muitos acreditam que essa data marcou a origem de diversos maus presságios ligados à sexta-feira 13.

No século XX, o escritor Nathaniel Lachenmeyer publicou o livro “Sexta-feira 13”, fortalecendo ainda mais a superstição em torno do número e da data, espalhando a crença de que esse é um dia infeliz.

Influência na cultura pop e cinema

A sexta-feira 13 também se tornou um ícone cultural, principalmente por meio do cinema. Um dos exemplos mais famosos é a franquia de filmes “Sexta-feira 13”, que trouxe o assassino Jason Voorhees para o imaginário popular.

A estreia do primeiro filme, em 1980, consolidou ainda mais a associação da data com o terror, e Jason se tornou um dos personagens mais temidos do cinema. Ao todo, a franquia ganhou 12 filmes, inclusive um crossover com o personagem Freddy Krueger.

Superstições ligadas à sexta-feira 13

Ao longo dos anos, muitas superstições foram incorporadas ao medo da sexta-feira 13. Algumas das mais comuns incluem:

  • Levantar com o pé direito: acredita-se que começar o dia com o pé direito evita azar.
  • Evitar gatos pretos: embora culturalmente controversa, essa superstição relaciona gatos pretos a má sorte.
  • Espelhos quebrados: acredita-se que quebrar um espelho pode trazer sete anos de azar, o que é especialmente temido em uma sexta-feira 13.
  • Evitar 13 pessoas à mesa: uma superstição que remonta à Última Ceia, sugerindo que 13 pessoas à mesa pode levar à desgraça.

Apesar da sexta-feira 13 seja cercada por essas crenças e superstições, muitas pessoas a veem apenas como um dia comum, ou até mesmo como uma oportunidade para celebrar o mistério. Seja você supersticioso ou cético, o importante é aproveitar o dia!

Entretenimento

8º Festival de Teatro de Jundiaí começa nesta sexta-feira (13)

Ingressos são gratuitos para todas as apresentações do festival e ficarão disponíveis a partir das 10h30 do dia anterior de cada espetáculo

Published

on

Peça de teatro de Jundiaí com personagens lutadores e palhaços em apresentação.
Abertura do festival ficará por conta da Cia. de Teatro de Jundiaí, com a peça 'R.I.P. – Uma história de amor' (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 8ª edição do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) ocorre entre os dias 13 a 26 de outubro. As apresentações, tanto na Cena Profissional, quanto na Cena Amadora, serão feitas no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, no saguão e nas salas Glória Rocha e Josette Feres.  Esta edição do Festival de Teatro de Jundiaí contará com 41 espetáculos…

Continue Reading

Acontece

Marco Luque se apresenta no Teatro Polytheama, em Jundiaí, neste domingo (15)

Espetáculo traz personagens amados pelo público como Jackson Faive e Mustafáry

Published

on

O ator Marco Luque em seu personagem Mustafáry.
Mustafáry é um vegetariano controverso que arranca sorrisos com suas vivências (Foto: Divulgação/ Marco Luque)

O Teatro Polytheama, em Jundiaí, recebe o show “Dilatados”, com o humorista Marco Luque, no próximo domingo (15), às 19h. Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 120 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site do Sympla.  “Dilatados” conta as façanhas do personagem Jackson Faive, o motoboy paulistano mais famoso do Brasil, e de Mustafáry,…

Continue Reading

Acontece

Velhas Virgens e Gambia Rock agitam o JumpBarbecue com show nostálgico e energético

Banda veterana apresenta novo álbum e releituras de clássicos, enquanto a Gambia Rock promete uma noite inesquecível. Garanta seu ingresso.

Published

on

Velhas Virgens e Gambia Rock agitam o JumpBarbecue
Foto: Divulgação

No dia 14 de setembro, a partir das 19h, o JumpBarbecue será palco de uma noite repleta de rock e nostalgia, com as bandas Velhas Virgens e Gambia Rock. As Velhas Virgens, com mais de 33 anos de estrada, prometem um show explosivo com o novo álbum "O Bar Me Chama" como destaque. Além das novas canções, a banda revisitará…

Continue Reading

Acontece

Supla participa de show da banda Inluzt no Sesc Jundiaí

Show é gratuito e ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do Sesc Jundiaí. Confira!

Published

on

Supla se apresenta no Sesc Jundiaí com sua perfomance íconica.
Supla apresentará clássicos que marcaram gerações (Foto: Divulgação/ Sesc Jundiaí)

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 20h, o quarteto Inluzt realizará uma performance ao lado do Supla, no Sesc Jundiaí.  O show é gratuito e será realizado no terraço da unidade, prometendo empolgar o público e unir a energia da banda jundiaiense com o carisma do icónico “papito”. As retiradas dos ingressos ocorrem com 1 hora de antecedência na bilheteria…

Continue Reading

Entretenimento

Linkin Park anuncia retorno com novo álbum, turnê mundial e nova vocalista

O novo álbum do Linkin Park será lançado no dia 15 de novembro, com Emily Armstrong nos vocais; quanto a turnê, seis datas foram anunciadas

Published

on

Linkin Park com nova vocalista, Emily Armstrong
Foto: James Minchin III/Divulgação

Nesta quinta-feira (6), a banda Linkin Park anunciou seu retorno, com um novo álbum, uma turnê mundial e a adição de Emily Armstrong como nova vocalista. Armstrong, conhecida por seu trabalho como líder da banda Dead Sara, agora dividirá os vocais com Mike Shinoda. Além disso, o grupo apresentou Colin Brittain como seu novo baterista, completando as mudanças para essa…

Continue Reading
Advertisement