Lei Eleitoral: eleitor é preso por fotografar voto em Jundiaí
Connect with us

Polícia

Jundiaí: eleitor é preso por fotografar voto no bairro Jardim Santa Gertrudes

O caso ocorreu quando o presidente da seção percebeu o eleitor utilizando um celular atrás da cabine de votação, o que é proibido por Lei Eleitoral.

Published

on

Atualizado há

Escola - Lei eleitoral
Foto: Tribuna de Jundiaí

Um eleitor de 33 anos foi preso na Escola Estadual Adib Miguel Haddad, localizada no Jardim Santa Gertrudes, em Jundiaí, após ser flagrado fotografando seu voto durante o processo de votação, descumprindo a Lei Eleitoral.

O incidente ocorreu quando o presidente da seção eleitoral percebeu o eleitor utilizando um celular atrás da cabine de votação, o que é proibido por Lei Eleitoral. Imediatamente, ele acionou a Polícia Militar para intervir no caso. A PM conduziu tanto o eleitor quanto o presidente da seção até a 2ª Delegacia de Polícia (DP). No local, ambos foram ouvidos e o Boletim de Ocorrência foi registrado.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, o eleitor “confirmou que fotografou por livre vontade e ninguém pediu que ele fizesse isso.” O telefone utilizado para gravar o voto foi apreendido pelas autoridades.

A Lei Eleitoral

O crime eleitoral de gravar ou fotografar o voto está relacionado à violação do sigilo do voto, um princípio fundamental das eleições democráticas. A questão central é que o sigilo garante que o eleitor possa escolher livremente seus candidatos, sem coerção, intimidação ou compra de votos.

De acordo com o artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares ou câmeras, dentro da cabine de votação é proibido. Isso é feito para assegurar que o voto seja secreto e que não haja a possibilidade de comprovação do voto a terceiros, o que poderia abrir caminho para práticas ilícitas, como compra de votos ou coerção. O eleitor flagrado fotografando ou gravando seu voto pode responder por crime eleitoral, com penas que incluem multa e detenção de até dois anos.

Além disso, as autoridades apreendem o dispositivo usado para registrar o voto, e o eleitor pode ser levado à delegacia para prestar depoimento. Embora o ato de registrar o voto por vontade própria ainda seja ilegal, o contexto em que ocorre (por exemplo, se foi por vontade própria ou sob pressão) pode afetar a gravidade da punição.

O objetivo dessa Lei Eleitoral é garantir eleições livres, justas e seguras, protegendo o direito de escolha individual dos eleitores.

Polícia

Candidata a vereadora de Jundiaí é denunciada por propagação de fake news

Foram apreendidos na residência da candidata 60 mil panfletos contendo ataques diretos ao candidato à prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

Published

on

Policia Civil - Jundiaí
Foto: Secretaria de Segurança Pública de SP

No último domingo (6), uma candidata a vereadora de Jundiaí foi denunciada por envolvimento no crime de difamação e por disseminar notícias falsas. Durante as investigações, foram apreendidos na residência da candidata 60 mil panfletos contendo ataques diretos ao candidato à prefeitura da cidade, José Antonio Parimoschi. Esses materiais apresentavam a foto do ex-gestor da Prefeitura ao lado de uma…

Continue Reading

Polícia

Candidato a vereador é detido por espalhar santinhos em Campo Limpo Paulista

A prática é considerada ilegal na véspera e dia do pleito. O boletim de ocorrência foi registrado e o indivíduo foi liberado em seguida.

Published

on

Candidato a vereador de Campo Limpo Paulista
O boletim de ocorrência foi registrado e dupla foi liberada (Foto: Canva)

Na madrugada deste domingo (6), um candidato a vereador de Campo Limpo Paulista, em São Paulo, foi detido enquanto espalhava santinhos em frente à Escola Municipal Professor Luiz de Carvalho, na Vila Firenze. O filho do candidato também foi conduzido à delegacia. A dupla estava jogando santinho pela janela do carro, foi abordada pela Guarda Municipal e tentaram fugir, mas…

Continue Reading

Polícia

Tiroteio deixa um ferido no bairro Eloy Chaves, em Jundiaí 

Vítima foi encaminhada ao hospital e autor dos disparos foi detido pela Guarda Municipal.

Published

on

Autor de tiroteio capota carro em fuga

A Guarda Municipal deteve, nesta sexta-feira (4), um homem que tentou fugir do bairro Eloy Chaves, em Jundiaí (SP), após tiroteio. O indivíduo estava em veículo clonado com queixa de furto e cadastrado no sistema OCR da organização. Uma equipe que estava em patrulhamento no Terminal Eloy Chaves visualizou o carro do modelo Corolla desobedecendo a ordem de parada dos…

Continue Reading

Polícia

Suspeito de venda de armas pela internet é detido em Jundiaí

Indivíduo, que portava uma arma artesanal e munições, foi levado à DIG e foi preso em flagrante.

Published

on

Bancada da Polícia Civil de Jundiaí com arma e munições apreendidas
Armas eram comercializadas pela internet (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Um homem suspeito de vender armas pela internet foi preso em flagrante nesta quinta-feira (3), em Jundiaí (SP). Segundo a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), as vendas eram feitas em anúncios de aplicativos, onde o suspeito e o negociador conversavam sobre valores e entrega.  Investigação em Jundiaí detém suspeito em flagrante E após um período de investigação, a Polícia Civil…

Continue Reading

Polícia

Jundiaí: Guarda Municipal prende homem armado na Avenida Antônio Pincinato

A operação contou com o apoio das equipes táticas da Guarda Municipal, incluindo unidades do Canil, Divisão Florestal e do Plantão Policial de Jundiaí.

Published

on

Apreensão de dinheiro e arma pela Guarda de Jundiaí
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí prendeu, na última quinta-feira (3), um homem de 31 anos portando um revólver. A abordagem aconteceu por volta das 17h30, na Avenida Antônio Pincinato, após o Centro de Operações Táticas (COT) receber uma denúncia de que o motorista de um veículo Nivus, de cor branca, estaria armado e realizando ameaças. Após a denúncia, equipes da…

Continue Reading
Advertisement