Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25)
Connect with us

Eleições 2024

Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25); saiba o que ainda é permitido

Confira abaixo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido durante o período de votações para o 2º turno.

Published

on

Atualizado há

urna 2º turno
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A campanha eleitoral do 2º turno para as eleições de 2024 em rádio e televisão se encerra nesta sexta-feira (25). Além disso, há várias regras e restrições que entram em vigor nesta semana, tanto para a propaganda eleitoral quanto para as ações no dia da votação.

Restrição de comícios e som a partir de quinta-feira (24)

De acordo com a legislação eleitoral, o uso de comícios e aparelhagem de som em campanhas para o 2º turno será permitido apenas até quinta-feira (24), das 8h às 24h. A exceção é para o comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por mais duas horas.

É importante ressaltar que essa data também marca o fim da circulação de propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet.

Último dia para anúncios pagos e debates

Além da restrição de comícios, a sexta-feira (25), será o último dia para a veiculação de anúncios pagos na imprensa escrita e a realização de debates no rádio e na TV. Esses debates podem ser transmitidos até a meia-noite do dia 25, marcando o encerramento da campanha eleitoral do 2º turno nos meios de comunicação tradicionais.

Propaganda no sábado (26)

As campanhas eleitorais ainda poderão utilizar alto-falantes e amplificadores de som no sábado (26), véspera do pleito, das 8h às 22h. Nesse mesmo dia, também será permitida a distribuição de materiais gráficos e a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, desde que respeitadas as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Regras no dia da votação do 2º turno (27)

No domingo (27), dia da votação do 2º turno, uma série de restrições entram em vigor. Está proibida a divulgação de qualquer tipo de propaganda eleitoral, o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a boca de urna, o aliciamento de eleitores e a publicação ou impulsionamento de conteúdos na internet.

Todas essas ações são consideradas crimes eleitorais e podem resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Manifestação individual permitida

Apesar das restrições, eleitores e eleitoras podem demonstrar suas preferências de forma individual e silenciosa, utilizando bandeiras, broches, adesivos e camisetas com símbolos ou nomes de partidos ou candidatos.

No entanto, é proibida a aglomeração de pessoas com vestimentas padronizadas ou a manifestação coletiva, já que essas ações podem configurar boca de urna.

Santinhos e crimes eleitorais

O derramamento de “santinhos” — materiais impressos de propaganda eleitoral — nas proximidades dos locais de votação do 2º turno, na véspera ou no dia do pleito, é considerado crime eleitoral. Infratores podem ser multados e até detidos, conforme previsto na Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Lei nº 9.504/1997.

Uso de celulares e equipamentos proibidos

No dia da votação, o uso de celulares na cabine de votação é proibido, segundo o art. 108 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Eleitores devem desligar seus aparelhos e deixá-los em um local indicado pelos mesários antes de votar. Máquinas fotográficas, filmadoras e qualquer outro equipamento que comprometa o sigilo do voto também são proibidos.

A mesa receptora será responsável pela guarda dos dispositivos móveis, que poderão ser retirados após a votação do 2º turno. Caso o eleitor se recuse a seguir a regra, ele poderá ser impedido de votar, e a ocorrência será registrada na ata da seção eleitoral.

Proibição de armas perto das seções

Nos dias próximos ao 2º turno, também há restrições relacionadas ao porte de armas. A circulação de pessoas armadas em um raio de 100 metros dos locais de votação é proibida nas 48 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas após a eleição. Essa regra é válida inclusive para aqueles que possuem licença para porte de arma, com exceção de integrantes das forças de segurança que estejam em serviço.

A proibição também inclui o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CAC) durante o período das eleições. O descumprimento dessa norma pode resultar em prisão em flagrante por porte ilegal de arma.

Eleições 2024

‘A cidade sempre poderá contar comigo’: Leia nota de Parimoschi após resultado das eleições

Published

on

Segundo Parimoschi, a nova estrutura funcionará como o primeiro hospital público veterinário de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à prefeitura de Jundiaí, divulgou uma nota oficial após o resultado das eleições do segundo turno neste domingo (27). O candidato reafirmou seu compromisso com os avanços obtidos em sua gestão e destacou que Jundiaí sempre estará em primeiro lugar, prometendo seguir trabalhando pelo bem da cidade e sua população. Leia a nota de Parimoschi na…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli vence eleição no segundo turno em Jundiaí com mais de 58% dos votos

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Em uma disputa acirrada que refletiu a polarização da cidade, o candidato Gustavo Martinelli (UNIÃO) venceu as eleições municipais de Jundiaí no segundo turno. Com mais de 99% das urnas apuradas, o candidato recebeu 58,90% dos votos válidos. Seu adversário, José Antonio Parimoschi, obteve 41,10%. Martinelli conseguiu virar o jogo, considerando que ficou em 2º lugar no primeiro turno, recebendo…

Continue Reading

Eleições 2024

Veja como está a situação de troca de urnas em Jundiaí

Apenas duas urnas eletrônicas precisaram ser trocadas, segundo cartório eleitoral do município.

Published

on

Urnas Eleições 2024
Votação na cidade de Jundiaí segue em estado normal (Foto: Canva)

O segundo turno das eleições 2024 está ocorrendo neste domingo (27), em Jundiaí (SP), e foram registradas duas trocas de urnas eletrônicas que apresentaram problemas, segundo informações da 424ª zona eleitoral da cidade.  Ainda de acordo com o cartório eleitoral do município, a votação segue normal nas seções. O eleitor pode registrar seu voto até as 17h. Eleitores podem ir…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: como justificar pelo e-Título no 2º turno?

Caso o eleitor tenha faltado nos dois turnos, é preciso fazer diferentes justificativas. Saiba como!

Published

on

Tela do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, mostrando opção de autenticação biométrica em dispositivo móvel.
Ferramenta está disponível para Android e iOS (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Os eleitores que não conseguirem comparecer até à votação do segundo turno das eleições municipais podem justificar pelo aplicativo do e-Título, ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral, que traz mais agilidade. O e-Título traz diversas funcionalidades, podendo também consultar a situação eleitoral, local de votação e justificativa. Veja como justificar o voto pelo e-Título O eleitor deve instalar o aplicativo do…

Continue Reading

Eleições 2024

Horário de votação do 2º turno em Jundiaí: que horas fecham as seções? 

Horário de votação será unificado em todo Brasil, seguindo o fuso horário de Brasília. Confira!

Published

on

Urna eletrônica - veja como consultar processos eleitorais na internet - horário de votação
O 2º turno das eleições municipais ocorrem em 51 cidades em todo Brasil (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Neste domingo (27), os eleitores de Jundiaí (SP) vão voltar às urnas para o segundo turno das eleições municipais. O horário de votação é das 8h até as 17h (horário de Brasília).  O segundo turno das eleições 2024 é apenas para escolha dos candidatos à Prefeitura e eleitores podem ir até o local de votação com o transporte gratuito disponibilizado…

Continue Reading
Advertisement