De Jundiaí para o mundo: bailarinos transmitem aulas de dança pela internet durante quarentena
Connect with us

Coronavírus

De Jundiaí para o mundo: bailarinos transmitem aulas de dança pela internet durante quarentena

Até mesmo moradores de outros países decidiram “entrar na dança”

Published

on

"Na terça, foi uma mistura de ballet com dança contemporânea. Já na quarta-feira foi realizada uma aula de yoga"

“Quem dança seus males espanta”.

Foi pensando nisso que uma companhia de Jundiaí (SP) decidiu passar a quarentena por conta do coronavírus transmitindo aulas de dança através de um aplicativo na internet. Na quarta-feira (25), mais de 140 pessoas se inscreveram no projeto.

O diretor artístico da Companhia Jovem de Dança, Alex Soares, contou que a repercussão está sendo tão positiva que até mesmo moradores de outros países decidiram “entrar na dança”.

“Tem brasileiro que está morando na Europa fazendo aula. Está aberto a todo mundo, em qualquer lugar do mundo. A pessoa coloca o fuso horário de onde ela está para ficar junto com a gente”, explica.

Arthur Sai é bailarino e mora há dois anos em Barcelona, na Espanha. Ele conta que participar do projeto durante a quarentena foi muito gratificante.

“Trabalhar um pouco com eles, mesmo que online, foi uma solução bastante legal. É a única maneira que temos de manter nossos corpos ativos e em forma para passar por esse período tão duro”, diz.

“Foi uma aula bem enriquecedora. Vi vários amigos que fazia tempo que não via. Foi engraçado, porque o Alex contava em português e, na minha cabeça, eu contava em inglês”, brinca o bailarino Renan Carvalho de Oliveira, que mora em Zurique, na Suíça.

‘Outra energia’

A ideia surgiu entre os membros da companhia, que conta com 11 bailarinos, dois professores e Alex, após as aulas serem paralisadas devido à pandemia de coronavírus.

“Ficamos pensando em como poderíamos fazer para manter o corpo ativo, que é o instrumento de trabalho do bailarino. Reunimos toda a companhia, fizemos um teste inicial e vimos que era possível, então pensamos em abrir para todo mundo”, explica.

Ele ainda conta que cada dia tem uma programação de aula diferente. Na terça-feira (24), foi uma mistura de ballet com dança contemporânea. Já na quarta-feira foi realizada uma aula de yoga.

“O fato de estar junto durante uma hora dá muita energia e força um para o outro. Estão curtindo bastante. Pretendemos realizar até poder sair de casa novamente. Enquanto durar a quarentena vamos manter isso, de segunda a sexta para ter uma rotina”, diz.

Alex afirma que, devido à interação entre os alunos durante essa época de quarentena, muitos ficam emocionados em participar das aulas.

“As pessoas ficam emocionadas, porque sentem essa conexão, essa integração, e é o que estamos precisando nesse momento”, diz.

“Abrimos a sala meia hora antes para se aquecerem…elas conversam e reveem amigos. Colocamos música para as pessoas se conectarem e, às 10h, começa a prática. A tendência é que aumente o número de alunos”, conta.

Reflexos positivos

As aulas têm sido tão positivas que Alex afirma que começou, inclusive, a dormir melhor por fazer exercícios, apesar de estar dentro da casa.

“Dar aula assim é diferente, porque é igual assistir a um espetáculo de dança na plateia. É outra energia. Todo mundo presta atenção, é muito legal ver todo mundo achando um espaço na casa, no quarto para poder dançar”, conta.

“O bailarino precisa de movimento, porque o sedentarismo é o nosso pior inimigo na luta técnica diária. Para mim, foi bastante proveitoso e divertido poder fazer aulas de novo em português”, diz Arthur Sai.

De G1

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading
Advertisement