Itupeva poderá dobrar número de cirurgias com novo Centro Cirúrgico
Connect with us

Saúde Pública

Itupeva poderá dobrar número de cirurgias com novo Centro Cirúrgico

Prefeitura revitalizou espaço e ampliou a capacidade de procedimentos

Published

on

Sala de cirurgia vazia
Com novo Centro Cirúrgico, Itupeva poderá chegar a 100 cirurgias/mês. (Foto: Divulgação)

No momento em que o mundo passa por uma pandemia por causa do Coronavírus (Covid-19), o prefeito Marcão Marchi liberou para funcionamento nesta desta quinta-feira, 26 de março, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Itupeva, que será mais um local para reforçar e atender as demandas da Saúde da cidade.

“Hoje estamos entregando a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, o local passou por reformas e está com toda estrutura para atender a população itupevense. Não posso deixar de agradecer à Câmara dos Vereadores que trabalha em conjunto com o Executivo em prol de Itupeva. Também quero agradecer os prefeitos de Cabreúva e Jundiaí, que nos acolheram, atendendo a nossa população, no momento em que estávamos trabalhando nessa reforma”, comenta o prefeito Marcão Marchi.

Atendendo às Normas Vigentes de Construção, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, o local passou por reforma e pintura e, a partir de agora, o que antes contava com duas salas de cirurgias, passa a contar com três salas de cirurgias, além da adequação das salas de esterilização, de armazenamento e de distribuição dos materiais cirúrgicos.

O Centro Cirúrgico, que funciona desde 2007, trabalha com o número mensal de aproximadamente 50 cirurgias, por mês. Com a nova estrutura, o local passará a fazer mais de 100 cirurgias mensais.

“Após essa reforma, o Centro Cirúrgico passa a contar com três salas cirúrgicas que funcionarão 24 horas por dia. Com as cirurgias rotineiras, que são as cirurgias eletivas, e as de urgências, também teremos os trabalhos de partos normais e cesáreas, além de uma equipe especializada que irá atuar dentro local”, explicou a secretária de Saúde, Luciane Cunha.

Mais melhorias – O local também recebeu a instalação de transformadores elétricos para os equipamentos cirúrgicos, ar condicionado central específico para centro cirúrgico, além de uma termodesinfectora, uma lavadora e uma autoclave.

“Do ponto de vista médico, o reaparelhamento do Centro Cirúrgico veio em um momento muito oportuno, e vem de encontro com o aumento da demanda municipal por cirurgias. Ressalto que o grau de resolutividade aumenta demais, à medida que nós conseguimos trazer um número maior de especialidades para fazermos as cirurgias aqui, como as cirurgias pediátricas, ginecológicas, dermatológicas”, explicou o diretor técnico do Hospital, o médico Luís Henrique Bignotto.

A primeira paciente que foi atendida no centro cirúrgico, ainda nesta quinta-feira, foi a gestante Fernanda dos Santos Roque, que acompanhada pelo marido Guilherme, esperou ansiosamente a chegada de Antônio.

 

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement