
O público de Bragança Paulista e região tem até este sábado (25) para conferir a exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri Garfunkel, no Centro Cultural Francisco Assis Pimenta (Rua Artur Bernardes, 268).
A mostra integra o Festival Cantos do Jaguari e encerra a programação com uma noite repleta de arte e música.
Além da exposição, o evento contará com a exibição do documentário “Geada – 1975”, dirigido por Mário de Almeida (Maravilha Filmes), e apresentações musicais de Júlio Santin, Beraldo, Rafael Schimidt e da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, anfitriã do festival.
“Será um grande encerramento unindo a exposição, exibição do documentário e as apresentações musicais de Júlio Santin, um mestre da viola caipira e contemporânea, com participação do grande violonista Rafael Schmidt. Outro destaque é Beraldo, um expoente da viola instrumental da Região, além da Orquestra, anfitriã do evento”, afirma Garfunkel.
Uma celebração à cultura caipira
Idealizado pela Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, o Festival Cantos do Jaguari teve início em 6 de outubro e promoveu eventos quinzenais com shows, bate-papos e exibições de filmes, valorizando a música e a identidade regional. O encerramento promete ser uma imersão artística que une música, quadrinhos e memória popular.
A exposição “Nos Braços do Violeiro”
A mostra apresenta as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico de Garfunkel inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira. O público poderá ver de perto as pastas de rascunhos e originais do livro, além de quadros e artes inéditas.
Com curadoria de João Carlos Villela, a exposição concorre ao Prêmio HQ MIX 2025 na categoria Melhor Exposição.
Documentário “Geada – 1975”
O curta-metragem dirigido por Mário de Almeida acompanha o violeiro Júlio Santin, de Irapuru (SP), em um mergulho sensível no universo da canção homônima feita em parceria com a letrista Cristina Saraiva. A obra revisita um marco da história brasileira — a geada de 1975, que devastou os cafezais do Paraná e Oeste Paulista e completa 50 anos em 2025.
“A partir dessa revisitação de sua própria história, do ponto de vista pessoal, afetivo, emocional, Santin teve outras perspectivas sobre o que viveu e marcou tanto a sua vida. O filme traz essa revisita do Júlio, a sua própria história e a história da música que é fruto da história dele”, destaca Almeida.
Da HQ às exposições pelo Estado
Publicada originalmente em 2019 pela editora Red Clown com apoio do ProAC, a HQ “A Viola Encarnada” ganhou nova edição em 2024 pela Z Edições, ao lado de autores como Laerte, Adão, Sieber, Fí e Ricardo Coimbra. A obra traz QR Codes para o público ouvir as músicas que inspiraram cada capítulo e foi indicada ao HQ MIX 2020 como Melhor Adaptação.
A exposição já passou por diversas cidades do Estado, como São José dos Campos, Campinas, Botucatu, Pardinho, São Luiz do Paraitinga e São Paulo, com destaque para o Espaço Cultural Rudolf Steiner, onde esteve em cartaz entre fevereiro e março de 2025.
Acessibilidade e experiência sensorial
Com recursos de audiodescrição e textos em braile, a mostra oferece uma imersão completa na cultura caipira, permitindo que o visitante ouça as mais de 80 músicas que inspiraram a obra.
“Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.
Sobre os idealizadores
Yuri Garfunkel
Artista visual, músico e educador, autor dos romances gráficos “A Viola Encarnada” e “A Outra Anita”, Garfunkel tem obras expostas em galerias e espaços culturais no Brasil e na Europa. Integra os grupos musicais Kaoll e Pequeno Sertão, com os quais lançou álbuns e realizou turnês nacionais e internacionais.
João Carlos Villela
Art advisor e curador com mais de 14 anos de atuação no mercado de arte contemporânea, Villela trabalhou com instituições como Sesc-SP, Instituto Tomie Ohtake e FUNARTE-SP, além de artistas como Ana Prata e Claudio Mubarac. É fundador do escritório Ponte Advisory, com atuação no Brasil, EUA e Alemanha.
Serviço
- Data: Sábado (25), às 17h
- Local: Centro Cultural Francisco Assis Pimenta
- Endereço: Rua Artur Bernardes, 268 – Vila Municipal – Bragança Paulista/SP
- Atrações: Exposição “Nos Braços do Violeiro”, exibição do curta “Geada – 1975” e shows de Júlio Santin, Beraldo, Rafael Schimidt e Orquestra Violeiros do Rio Jaguari
- Informações: @violeirosdoriojaguari2023 | @yurisopa | @maravilhafilmes
- Entrada gratuita
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]