Foto: Prefeitura de Cabreúva
Foto: Prefeitura de Cabreúva

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Cabreúva inaugura o primeiro mamógrafo da história da cidade. O equipamento, comprado com recursos próprios da Prefeitura, deve zerar a fila de espera em menos de um mês. Além disso, trará mais conforto para as pacientes, que antes precisavam se deslocar até Jundiaí para realizar o exame.

Atualmente, a fila para o exame de mamografia possui cerca de 270 pacientes, com a espera chegando a até seis meses. De acordo com a Secretaria de Saúde, a média de exames realizados por mês, em Jundiaí, ficava entre 40 e 80 exames. Agora, com o novo mamógrafo, a cidade realizará cerca de 100 exames por semana até praticamente zerar a fila. Após esse período, serão cerca de 200 exames por mês.

“É uma conquista para o futuro de Cabreúva! Além de ser um exame extremamente importante para as mulheres do nosso município, vamos poder proporcionar um conforto a mais para que elas não tenham que ir para outra cidade ou esperar mutirões para estarem em dia com a saúde. Com esse equipamento, nós queremos não somente acabar com a fila de espera, mas também estamos pensando na crescente demanda que teremos, que está crescendo junto com a nossa cidade”, contou o prefeito de Cabreúva, Antonio Carlos Mangini.

A inauguração do mamógrafo será às 07h, no CEM – Centro de Especialidades Médicas, que fica na Avenida Vereador José Donato, 489, no Jacaré. Ainda nesta sexta, a unidade atenderá 45 mulheres que já aguardavam pelo exame, durante todo o dia.

Avanços na Saúde em Cabreúva

Além da entrega de novos equipamentos, a Prefeitura de Cabreúva também está investindo em obras para melhorar o atendimento da saúde na cidade. No segundo semestre, está prevista a entrega do novo Complexo de Urgência e Emergência do Jacaré. Construído em terreno próprio, terá capacidade de atendimento 50% maior que a atual UPA, além de estacionamento próprio e um espaço físico com o triplo do tamanho do atual prédio.

Outra obra em estágio avançado é a reforma e ampliação da Santa Casa. Ela terá mais 25 leitos, um deles de UTI, passando de 14 para 39 leitos. A construção de um novo posto de saúde para o Vale Verde, pedido antigo dos moradores do bairro, também já está em andamento e tem entrega prevista para o segundo semestre.

[tdj-leia-tambem]