
Atingindo a Serra do Japi, em Cabreúva há dez dias, os novos focos de incêndio foram controlados. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local na manhã desta segunda-feira (13) e constatou que o fogo foi apagado por completo. A chuva do fim de semana contribuiu para o fim dos focos, mas pelo menos uma vez por dia, o órgão vai realizar um monitoramento no local para garantir que o fogo não volte.
Pelo menos 11 milhões de metros quadrados foram devastados pelas queimadas na Serra do Japi. O fogo começou no dia 20 de agosto.
[tdj-leia-tambem]
Na época, as equipes trabalharam durante mais de uma semana até que as chamas fossem controladas, no dia 28 de agosto, também com ajuda da chuva que atingiu a região. A queimada ainda atingiu áreas de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.
Já no dia 3 de setembro, um novo foco de incêndio foi registrado na área de mata. Como ele começou em uma área de difícil acesso, a equipe contou com o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar, que captou água de um rio que fica em uma propriedade privada.