Personagens do programa
Plataforma oferece atividades à alunos e também educadores. (Foto: Reprodução)

O programa educacional Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR e CCR AutoBAn, em parceria com as secretarias de educação de municípios sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, abre as portas para pais que estão buscando alternativas que mantenham as crianças aprendendo. Com a restrição da ida das crianças às escolas, os tutores podem acessar as sugestões de atividades remotamente e utilizar brincadeiras lúdicas para manter as mentes dos pequenos ativas.

Voltado para o apoio de educadores, com materiais que ampliam o conhecimento de alunos de 4º e 5º ano, o objetivo do programa é a conscientização para a cidadania, segurança no trânsito e mobilidade urbana. As atividades e conteúdos podem ser acessados por meio do site oficial. Nele, estão disponíveis brincadeiras, jogos e sugestões de filmes direcionados para as crianças que, além de divertir, ensinam.

[tdj-leia-tambem]

No jogo digital Educação no Trânsito 1, por exemplo, elas poderão participar de uma aventura com os personagens Lucas e Luiza para entender a importância da cidadania e das normas de trânsito. Mesmo para quem não tem acesso constante à internet, há possibilidade de aprender com atividades como o Jogo da Vida no Trânsito, que combina os desafios da vida real com o universo infantil e pode ser impresso.

Os materiais do programa Caminhos para a Cidadania estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com a mudança na rotina, durante esse período de restrição, alguns conteúdos estão disponíveis no site do programa.

Caminhos para a Cidadania

Desenvolvido em aproximadamente 210 escolas, o Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR e CCR AutoBAn, concessionária que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, mobiliza 40 mil alunos com o propósito de divulgar conceitos de educação ambiental e de trânsito. Com a parceria das secretarias municipais de educação, o Caminhos para a Cidadania está implantado em 15 cidades que estão sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes: Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.