
Campo Limpo Paulista já tem uma previsão da inauguração do Núcleo de Assistência Municipal ao Autista: o local deve abrir oficialmente em maio. Hoje, de acordo com números da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, o município tem 142 pessoas diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Desde que assumiu, a gestão atual trabalha promovendo ações de suporte e garantia dos direitos de crianças e pais que convivem diariamente com essa realidade. Dentre elas, a emissão da Carteira de Identificação da criança com o Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Além disso, a gestão também tomou outras medidas importantes na área da educação. Uma delas foi colocar um profissional para cada aluno com TEA dentro da sala de aula – medida que já contempla mais de 40 crianças.
[tdj-leia-tambem]
Agora, Campo Limpo Paulista dá um passo importante de suporte e garantia de serviços de saúde específicos para os cuidados de crianças e jovens que possuem autismo: o NAMA – Núcleo de Assistência Municipal ao Autista de Campo Limpo Paulista. A clínica vai funcionar no bairro Guanciale, ao lado do Centro de Hemodiálise – na Avenida D. Pedro I.





A princípio, o prédio recebe as adequações necessárias. Quando estiver pronto, oferecerá especialidades multidisciplinares como neurologista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiologia. Ao todo são 7 consultórios, além da recepção. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão para o início dos atendimentos é para Maio e, nesta primeira fase, o espaço vai atender 100 pessoas.