Campo Limpo Paulista inaugura primeiro Hospital Veterinário da região
Campo Limpo Paulista inaugura primeiro Hospital Veterinário da região

Foi inaugurado, na noite desta quinta-feira (29), o primeiro Hospital Veterinário da região. Embora privado, o local oferecerá 150 castrações gratuitas por mês, graças à parceria entre a Unifaccamp e a Prefeitura de Campo Limpo Paulista.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Saúde do Centro Universitário, Silvia Oyama, o objetivo é promover maior cobertura da saúde animal na região e fornecer um espaço em que os estudantes do curso de Medicina Veterinária possam cumprir programas de estágio, monitoria e residência.

“Os estudantes, junto aos auxiliares, prestarão serviços à população. Será um grande benefício para os discentes, a cidade e a região.”

As castrações gratuitas, custeadas pela prefeitura, serão destinadas aos animais de pessoas de baixa renda, protetores de animais e casos específicos encaminhados pela Vigilância em Saúde. Os animais também receberão um microchip de identificação.

“O bem-estar animal é uma ação de política pública e visa o tratamento adequado dos animais de pequeno porte. É uma preocupação do governo e poder firmar essa parceria com a UNIFACCAMP só vem para agregar ao nosso trabalho”, afirma o prefeito, dr. Japim Andrade.

O tutor do animal não pagará nada e contará com triagem, coleta de sangue com hemograma e exames de enzimas para mensurar a estabilidade dos rins e fígado. Após essas etapas, a cirurgia será agendada com anestesia, medicamentos pré e pós-cirúrgicos, como analgésicos e retirada dos pontos após dez dias.

Nessa primeira fase do Hospital, os profissionais farão consultas, exames de sangue, urina, dosagens de enzimas hepática e renal, ultrassons, cirurgias, internação e ainda uma farmácia veterinária.

O horário de atendimento, inicialmente, será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. “Será um ambiente voltado para o aprendizado dos alunos e, principalmente, buscando um alto padrão de qualidade”, conta Eduardo Sant Ana da Rocha, co-coordenador do curso de Medicina Veterinária e responsável pelo novo ambiente.

Intuito é que, após conclusão do projeto, hospital seja 24 horas (Foto: Divulgação)

Após a conclusão total do projeto, a intenção é de que o Hospital permaneça aberto 24 horas e, com o andamento da obra, haverá ainda o atendimento de animais silvestres, raio-x e cirurgias de maior complexidade, como ortopédicas,oncológicas, além de neurocirurgias.

O atendimento particular à população será iniciado na segunda-feira (2).  O Hospital Veterinário UNIFACCAMP fica na Rua Guatemala, 321, Jardim América, Campo Limpo Paulista.

Castrações e chipagem 

Para as castrações e chipagens gratuitas haverá um cadastro feito pela Prefeitura, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na Avenida Alfried Krupp, 995, Jardim América.

O primeiro período para inscrição será de 16 a 27 de setembro, das 9h às 16h. O munícipe obrigatoriamente precisará estar inscrito ou se inscrever no Cadastro Único.

[tdj-leia-tambem]

O agendamento para quem ainda não tem o Cadastro Único acontece por meio do telefone 4812-6400 ou na sede do Cadastro Único, que também fica na Alfried Krupp, 955.

Os documentos necessários são: comprovante de residência, cartão do bolsa família ou cartão cidadão, CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho de todos os maiores de 16 anos da residência (mesmo de quem não está trabalhando), certidão de nascimento, certidão de casamento, declaração escolar ou creche dos que estudam, caso haja menor sob responsabilidade levar cópia do termo de guarda, holerite dos últimos trabalhos registrados, comprovante de pagamento do banco caso seja beneficiário do INSS, comprovante com valor de parcelas de seguro desemprego.

Mensalmente será aberto um período de 15 dias para as inscrições dos interessados, que passarão por um processo de seleção e serão informados via e-mail sobre a escolha. As inscrições para cada animal valerão por um ano. Será aceita apenas a inscrição de um animal por endereço. Caso o cão ou gato seja selecionado, após 90 dias o responsável poderá pleitear a castração de um segundo animal. Famílias com menor renda per capita terão prioridade.