
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista promove um curso gratuito de capacitação e defesa pessoal para mulheres. A iniciativa faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O curso é gratuito e as interessadas não precisam se inscrever previamente. As aulas de defesa pessoal acontecem semanalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Botujuru e Leste e na região Central com flexibilidade de dias:
- Terças-feiras – Aulas no CRAS Botujuru, localizado na Rua João Julião Moreira, número 163;
- Quintas-feiras – Aulas no CRAS Leste, localizado na Rua Lazaro Braggion, número 42;
- Sextas-feiras: Complexo Esportivo.
Daiane Sampaio, moradora do bairro Parque Santana, já participou de um encontro. De acordo com ela, além de ser um curso didático, as aulas são excelentes e bem instruídas. “Ficamos à vontade com o professor, o que facilitou no aprendizado e nos ajudou a ficar alerta em uma situação de risco, aplicando alguns golpes, como em casos de estrangulamento e como sair do agressor após ser surpreendida com um puxão no cabelo”.
Roda de Conversa
Além das aulas de defesa pessoal, Campo Limpo Paulista também promoverá palestras sobre a Lei Maria da Penha. O conteúdo explicará os tipos de violência contra a mulher com mulheres assistidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As palestras acontecerão na quarta-feira (16), no Cras Botujuru, e no dia 23 de agosto, no Cras Centro, ambos às 9h.
Como denunciar um caso de violência doméstica
Você pode denunciar casos de violência contra a mulher pelos telefones 100, 190, 153 ou 180.
Segundo o secretário de Segurança Integrada, Ronaldo Cazelli, mesmo quando não ocorre a agressão direta a mulheres, as ameaças já configuram crime de acordo com o art. 147 do Código Penal. Nessas situações, as mulheres têm a possibilidade de recorrer ao atendimento telefônico para realizar denúncias ou obter informações sobre seus direitos e a legislação vigente.
“Nossa gestão não poupa esforços para aprimorar constantemente os serviços de segurança no município. Desde o Botão de Emergência e a implantação de câmeras por toda a cidade, até o aplicativo que localiza viaturas próximas em casos de emergência. Independentemente do tipo de violência, estamos sempre prontos para atender quem precisa”.
[tdj-leia-tambem]