
Na tarde desta terça-feira (19), o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, foi palco da cerimônia de certificação do programa Município Verde Azul. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de SP avalia as cidades de acordo com suas iniciativas e desempenho em questões ambientais e de governança.
Neste ano, o programa avaliou dez diretivas, cada uma com nota de 0 a 10. Como reconhecimento do trabalho realizado em ações sustentáveis, Campo Limpo Paulista ficou em 2º lugar entre os municípios paulistas de até 99.999 habitantes. Além disso, a cidade está entre os 10 em todo o estado, com 95 pontos de um total de 100. A nota máxima é referente às diretivas de Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Ar.

O troféu, confeccionado com madeira apreendida de desmatamento ilegal, foi fabricado por internos do sistema prisional de Caiuá.
‘No caminho certo’
“Estou muito orgulhoso porque essa certificação mostra que estamos no caminho certo. Mas o objetivo dessa gestão é aumentar essa nota a cada ano que passa, ainda temos muito a fazer”, comenta o prefeito, Luiz Braz.
Neive Noguero, secretário de Meio Ambiente, comenta sobre o progresso do município com relação ao programa. “Agora não podemos deixar que nossa cidade passe por um retrocesso, já que tivemos um aumento considerável na nota em comparação com o ano passado, fruto de políticas como o Programa de Educação Ambiental e tantas outras ações que foram realizadas nos últimos meses, como a própria criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o plantio de 1.500 árvores no futuro Parque do Lago, entre outras.”