
Pais e responsáveis de bebês e crianças de até 3 anos têm a partir do dia 17 de outubro para cadastrar os pequenos nas vagas em creches. O período de inscrição vai até o dia 21 de outubro, e as oportunidades são para 2023. As vagas para as creches são divididas em 4 módulos: berçário I, berçário II, maternal I, maternal II.
A inscrição é o primeiro processo e acontece em formato online, através do site oficial da Prefeitura ou via telefone, pelo (11) 4863-0184 ou 4812-6864, das 8h às 16h. Na opção de cadastro online, é necessário verificar a caixa de entrada do e-mail informado durante o processo por uma mensagem de confirmação.
Assim, de 24 a 27 de outubro, acontece o período para inscrição presencial em dia e horário pré-agendado, na Secretaria Municipal de Educação (Avenida Dom Pedro I, 1903 – Jardim Guanciale). Na ocasião, é necessário levar:
- Um comprovante de residência atualizado em nome dos pais ou responsáveis – na falta desses, uma declaração de próprio punho;
- Comprovante de renda dos moradores da residência;
- RG e CPF dos pais ou responsáveis;
- Certidão de nascimento da criança;
- Carteira de vacinação da criança atualizada;
- Comprovante de inscrição em programas sociais, se houver.
Zerando fila de espera
De acordo com Alessandra Andrade, gestora de Educação, hoje Campo Limpo Paulista tem 1.264 estudantes matriculados. “São atendidos em período integral em ambientes que possuem espaços para brincar, fazer atividades e repousar. Diante da procura por vagas, a Secretaria de Educação vem projetando ações que possam suprir a demanda de espera.”
A lista de espera conta, atualmente, com 379 crianças inscritas, com a maior procura por vagas na região do bairro São José. A região já conta com a ampliação de salas na creche Rosinha Ziviani e novas salas de aula que contemplam também a região do Parque Internacional.
[tdj-leia-tambem]
A gestão da cidade procura zerar a demanda reprimida desde 2018. “A divulgação da lista de espera é transparente e publicada no site da Prefeitura. Nesse mesmo período do ano de 2021, a lista continha 700 crianças com nomes acumulados referentes a 2018, 2019 e 2020. Em menos de um ano de trabalho intenso, foi possível reduzir 90%, o que representou um fato inédito na cidade”, destaca a prefeitura.
O projeto para zerar as filas das creches une investimento em infraestrutura com a criação de novas escolas, além de ampliações em prédios já existentes, aumentando salas de aulas e reformas, como também a vinda de recursos do Governo Federal e Estadual.
“A cidade precisa de um novo modelo de gestão em educação e isso sempre foi uma das minhas prioridades de governo e estamos avançando com obras, reformas e ampliações na área educacional da cidade. Serão, ao todo, 19 obras e um investimento de aproximadamente R$40 milhões”, reforça o prefeito Dr. Luiz Braz.