
Na segunda-feira (22), a Vigilância Sanitária de Campo Limpo Paulista denunciou uma casa de repouso que operava sem a documentação necessária, em Botujuru. A casa, que funcionava ilegalmente, foi alvo de uma denúncia anônima. No momento da fiscalização, nenhum idoso estava presente no local. De acordo com reportagem da TV Tem, os abrigados foram levados a um destino desconhecido.
Rafael Lopes, dono da residência, alegou que costuma recolher pessoas em situação de rua para abrigá-las em sua casa. “Eu posso colocar quem quiser dentro da minha própria casa, eu posso convidar qualquer pessoa para dormir aqui”, declarou à reportagem.

Idosos da casa de repouso ilegal em Campo Limpo Paulista
Para funcionar como casa de repouso de forma legalizada, o local precisa de um laudo técnico de avaliação aprovado pela prefeitura e do devido licenciamento. Segundo Rafael, cinco idosos estavam alojados na casa de repouso no momento da inspeção. A equipe da Vigilância Sanitária registrou um boletim de ocorrência contra o proprietário por não saber informar o paradeiro dos abrigados. Rafael, por sua vez, afirma ter levado parte dos idosos de volta para suas famílias.
Cristiane Toneto, diretora da Vigilância em Saúde, ressalta a importância de localizar os idosos e garantir sua segurança. “Nós vamos atrás dos idosos. Nossa preocupação, agora, é saber onde eles estão e se realmente estão sob poder familiar”, afirma.
[tdj-leia-tambem]