
O Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista começou, na última sexta-feira (22), o mutirão de cirurgias eletivas, atendendo pacientes com encaminhamentos para procedimentos de varizes, hérnia, vesícula, entre outras.
Jaciara Gomes dos Santos foi uma das primeiras pacientes com horário agendado e comemorou muito a iniciativa. “Graças a Deus chegou a minha vez, estou muito feliz”.
Moradora do bairro Jardim Europa, Jaciara aguardava há três anos e meio uma cirurgia de varizes. “Fui tão bem atendida e ainda tomei uma injeção para aliviar a dor. Sei que muita gente está precisando e peço que continuem”, disse.
Devido aos casos de Covid-19, durante dois anos, houve uma redução na realização de cirurgias eletivas em todo o Estado, o que provocou “filas” para cirurgias.
Como funciona
“Com a guia de encaminhamento, o paciente vai passar por uma consulta, onde o cirurgião vai fazer os exames pré-operatórios”, explica a secretária de Saúde, Alynne Sousa. O mutirão irá ocorrer no Centro de Diagnóstico, onde o paciente fará todos os exames preliminares, e marcar a data da cirurgia para a próxima semana. Os atendimentos vão acontecer das 7h30 às 16h.
O mutirão de cirurgias no HC faz parte do programa “Saúde em Dia”, da Prefeitura de Campo Limpo Paulista.
2° maior da região
De acordo com a secretária, o mutirão está sendo efetuado em parceria com o Governo do Estado e isso, só é possível, pois o hospital da cidade é equipado. “Temos o segundo maior hospital da região e cada vez mais, atendendo a população nas suas necessidades”.
O prefeito Dr. Luiz Braz e o vice, Paulo Fávaro, fizeram questão de passar pelo HC e verificar como estava o atendimento. “Não podemos deixar as pessoas esperarem tanto tempo. temos que agir e é o que estamos fazendo”, afirmou Dr. Luiz. Durante sua gestão, o prefeito transformou o HC em referência regional em atendimento à Covid, conquistou a UTI e agora inicia um novo trabalho.
Para quem tem guias com encaminhamento para essas cirurgias, é importante manter o cadastro atualizado no município – para se recadastrar, basta ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa.
[tdj-leia-tambem]