Homem lavando lama de estrada ao lado de trator em Campo Limpo Paulista
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Nesta segunda-feira (21), as famílias que acabaram desabrigadas após as fortes deste final de semana recebem atendimento no ginásio municipal de Campo Limpo Paulista. De acordo com a prefeitura, a cidade registrou nas últimas 72 horas um acumulado de 290 milímetros.

Mais de 40 pessoas de cerca de 11 famílias já recebem atendimento no ginásio. Segundo a prefeitura, muitas precisaram deixar suas casas por correrem risco de desabamento. A princípio, a área mais prejudicada foi o Distrito de Botujuru, com pontos de alagamento e deslizamentos. Até o momento, não há registros de acidentes graves ou vítimas.

Impactos na região

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste domingo (30), a liberação de verba para Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Cada município deve receber R$ 1 milhão para ajudar com os transtornos causados pela chuva.

Em Várzea Paulista, pistas acabaram invadidas pelo Rio Jundiaí, que por causa das chuvas acabou transbordando. De acordo com a Defesa Civil, choveu mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas na cidade, o que significa metade do volume que era esperado para todo o mês de janeiro. Além disso, uma família de 5 pessoas morreu soterrada dentro de casa, no Jardim Promeca.

O estado de São Paulo segue em alerta para chuvas fortes. No entanto, a previsão é que a intensidade dos temporais diminua a partir desta terça-feira (1º). Ainda assim, a região de Jundiaí pode ter pancadas de chuva até sexta-feira (4).

[tdj-leia-tambem]