Idosa com Alzheimer recebe flores. (Foto: Divulgação)
Idosa com Alzheimer recebe flores. (Foto: Divulgação)

Os 62 anos de casados foram vagamente resgatados com rosas. Um idoso de 85 anos deu um buquê para a esposa, de 82 anos, que sofre de Alzheimer em Campo Limpo Paulista. O momento foi registrado pelo neto e emocionou a família.

VEJA O VÍDEO

Com as mãos para trás segurando o arranjo, Sebastião Sales citou “receba as flores que lhe dou”, um pequeno trecho da canção “A Namorada Que Sonhei”, de Nilton César, assim que a mulher entrou pela porta da sala.

Segundo o neto, a avó não se lembra do marido e chega a confundi-lo com o pai ou homens conhecidos da família. No entanto, ao menos por alguns minutos, ela o abraçou e beijou o companheiro em forma de agradecimento.

“Muito obrigado pelo presente. Você nunca me deu nada mesmo”, brincou Luzia Sales enquanto sorria com as rosas em mãos e ganhava um cafuné de Sebastião.

O casal mora com o neto no bairro Santo Antônio, em Campo Limpo Paulista. Segundo André, o neto, o diagnóstico da doença foi há cerca de um ano. Desde então, a idosa se recorda apenas dele.

“[Os avós] são tudo que eu tenho e todos os momentos com eles são especiais. Foi emocionante a entrega das flores. Essa doença traz dor a quem está próximo e momentos assim são passageiros e gratificantes.”

Quais os sinais da doença?

  • Dificuldade de memorizar coisas novas;
  • Repetir várias vezes a mesma pergunta ou história;
  • Sinais de desorientação (se perder na rua, metro, ônibus);
  • Ter problemas para administrar o dinheiro;
  • Errar receitas que sempre soube fazer muito bem;
  • A idade é o mais reconhecido fator de risco;
  • Hábitos como beber em excesso, fumar, dieta rica em gordura, estresse, sedentarismo podem ser ruins para a saúde em geral, especialmente a do cérebro.

Com informações do G1.